domingo, 24 de abril de 2011

Portugal e suas origens

De 220 a.C. até o Séc. V, falava-se, na Península Ibérica, em virtude do domínio dos romanos, o latim clássico, gramaticalizado, usado pelos cultos, e o latim vulgar, usado pelo povo, só falado. Do Latim vulgar é que se originou a Língua Portuguesa.

No século V, a Península Ibérica passou a ser dominada pelos povos bárbaros. Vários dialetos e línguas eram falados naquela época. Três se destacaram: o catalão, o castelhano e o galego-português.

No Séc. VIII, a Península Ibérica passou a ser dominada pelos árabes, principalmente na região sul. O norte era o refúgio dos cristãos. Os árabes não conseguiram impor sua língua na Península Ibérica, por isso o galego-português se desenvolveu.

Do Séc. VIII ao Séc. XII, cavaleiros de toda a Europa cristã lutaram contra os mouros para libertar a Península Ibérica. Essa ação passou a ser conhecida como “a Reconquista”.

Durante a Reconquista, ainda se falava na região o galego-português, que se dividiu em duas línguas: o galego e o português. Assim se solidificou a nossa língua.

Nenhum comentário: