1- A seqüência de palavras cujas sílabas estão separadas corretamente é:
- A-dje-ti-vo / im-per-do-á-vel / bo-ia-dei-ro
- In-ter-ve-io / tec-no-lo-gi-a / su-bli-nhar
- In-tu-i-to / co-ro-i-nha / pers-pec-ti-va
- Co-ro-lá-rio / subs-tan-ti-vo / bis-a-vô /
- Flui-do / at-mos-fe-ra / in-ter-vei-o
Separação silábica adequada:
Ad-je-ti-vo: Só existem duas consoantes subseqüentes em uma mesma sílaba se a segunda for l, R ou S, como em su-BLi-me a-DRe-na-li-na, suBS-tan-ti-vo. Exceção: em início de palavra: pneu-má-ti-co, gno-mo.
Boi-a-dei-ro, in-ter-vei-o: Nos encontros aia, eia, oia, uia, aie, eie, oie, uie, aio, eio, oio, uiu e uiu, em que o i é uma semivogal, a última vogal pertence à sílaba subseqüente. Se o i não for semivogal, e sim vogal, a primeira vogal fica na sílaba anterior, como em flu-iu.
In-tui-to: O i só se isola da vogal anterior se houver a formação de um hiato, ou seja se o i e a vogal anterior forem pronunciados cada um em uma sílaba.
Bi-sa-vô: Nunca uma sílaba é terminada em consoante se a subseqüente for iniciada por vogal.
Observações:
Tec-no-lo-gia: As palavras terminadas em ia, ie, io, ua, ue, uo que não tenham a sílaba anterior acentuada formam hiato entre as vogais das duas últimas sílabas: di-a, a-fi-e, sa-di-o, flu-tu-a, re-cu-e, a-tu-o. Já as que têm a sílaba anterior acentuada tanto podem formar hiato quanto ditongo crescente: Cás-si-a ou Cás-sia, Tê-nu-e ou tê-nue...
Sub-li-nhar ou su-bli-nhar: as duas separações são adequadas.
2- Assinale a seqüência em que todas as palavras estão partidas corretamente:
- Trans-a-tlân-ti-co / fi-el / sub-ro-gar
- Bis-a-vô / Du-e-lo / Fo-ga-réu
- Sub-lin-gual / bis-ne-to / de-ses-pe-rar
- Des-li-gar / sub-ju-gar / sub-scre-ver
- Cis-an-di-no / es-pé-cie / a-teu
Separação silábica adequada:
Tran-sa-tlân-ti-co, bi-sa-vô, ci-san-di-no: Nunca uma sílaba é terminada em consoante e a subseqüente iniciada por vogal.
Subs-cre-ver:
S só inicia sílaba se a segunda letra da sílaba for uma vogal.
Observações:
Sub-ro-gar e sub-lin-gual: Essas palavras se pronunciam como em sub-ge-ren-te, e não como em su-bli-me.
3- Como são separadas as sílabas das palavras psicossocial e traído?
Psi-cos-so-ci-al: Consoantes mudas em início de palavra não formam sílaba sozinhas. Os dígrafos RR, SS, SC, SC, XC e XS separam-se silabicamente.
Tra-í-do: A letra i formou hiato com a vogal anterior.
4- Na frase No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvi-me ver livre das galochas. Existem quantos ditongos?
Ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal, na mesma sílaba. Há ditongo nas seguintes palavras:
Restaurante: res-tau-ran-te – AU: ditongo decrescente.
Entrei: en-trei – EI: ditongo decrescente.
Dromedário: dro-me-dá-rio: IO: ditongo crescente.
5- Nesta relação, as sílabas tônicas estão sublinhadas. Uma delas, porém, esta sublinhada incorretamente. Assinale-a:
- In-te-rim
- Pu-di-co
- Ru-bri-ca
- Gra-tui-to
- I-nau-di-to
Ínterim: palavra proparoxítona, cujo significado é espaço de tempo.
6- O bom tempo passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam os dias cochilando. Nesse trecho há quantos ditongos e quanto hiatos?
Ditongos:
passou e animais: ditongos decrescentes: ou e ai; vieram e passaram: ditongo decrescente: am (a letra M, na terminação –AM, tem som de U – é semivogal);
Hiatos:
vieram, arrepiados e dias: i-e, i-a, i-a
Há, portanto, quatro ditongos e três hiatos.
7- Assinale a melhor resposta. Em papagaio, temos:
- Um ditongo
- Um trissílabo
- Um dígrafo
- Um proparoxítono
- Um tritongo
Nos encontros aia, eia, oia, uia, aie, eie, oie, uie, aio, eio, oio, uiu e uiu, em que o i é uma semivogal, a última vogal pertence à sílaba subseqüente. Se o i não for semivogal, e sim vogal, a primeira vogal fica na sílaba anterior, como em flu-iu.
A separação silábica de papagaio, portanto, é pa-pa-gai-o. Há quatro sílabas. É um polissílaba.
Esses encontros, aparentemente têm um ditongo decrescente (ai) e um hiato (i-o). Hiato, porém, é o encontro de duas vogais, o que não acontece nesses encontros, já que a letra i é semivogal. O que ocorre é a formação de duplo ditongo, pois o som i pertence a ambas as sílabas: ai-io.
A sílaba tônica é GAI. É paroxítona.
A melhor resposta, então, é um ditongo. A resposta mais adequada, porém, seria duplo ditongo.
8- Indique a alternativa em que há erro(s) de divisão silábica:
- Res-sur-gir, a-ve-ri-güeis, vô-o, quais-quer
- Ca-í-ram, co-o-pe-rar, pig-meu, op-ção, cons-ti-tuin-tes
- Tu-a, ai-ro-so, e-gí-pcio, su-bs-tan-ti-vo, pneu-má-ti-co
- Ab-di-ca-ção, o-ci-den-tal, sor-rin-do, sou-bes-te, mne-mô-nica
- A-do-les-cen-te, mai-o-res, sub-ju-gar, me-lan-co-li-a, cir-cui-to
Separação silábica adequada:
e-gíp-cio: Só existem duas consoantes subseqüentes em uma mesma sílaba se a segunda for l, R ou S, como em su-BLi-me a-DRe-na-li-na, suBS-tan-ti-vo. Exceção: em início de palavra: pneu-má-ti-co, gno-mo.
Subs-tan-ti-vo: Não existe sílaba sem vogal.
Observações:
Constituintes: Há duas possibilidades: cons-ti-tuin-tes e cons-ti-tu-in-tes.
9- Assinale a alternativa correta quanto à divisão silábica das palavras dadas:
- Sa-gu-ão, mín-guam, a-bs-tra-to, de-lin-qüi-u, plúm-beo
- Fric-ção, rit-mo, pneu-má-ti-co, cai-ais, bo-ê-mia
- Mag-ne-tis-mo, em-xa-güei, ni-nha-ri-a, res-pe-i-to, mei-os
- Sub-lo-car, ca-iu, re-ce-pção, a-cces-sí-vel, subs-cre-ver
- Coi-ta-do, trans-a-tlân-ti-co, pis-ci-na, suas, põem
Separação silábica adequada:
Sa-guão, de-lin-qüiu: Há a formação de tritongo.
Abs-tra-to: Não existe sílaba sem vogal.
Res-pei-to: Há a formação de ditongo.
Re-cep-ção: O p mudo fica na sílaba anterior.
ac-ces-sí-vel: As consoantes idênticas se separam silabicamente.
Tran-sa-tlân-ti-co: Nunca uma sílaba é terminada em consoante e a subseqüente iniciada por vogal.
Su-as: Há a formação de hiato.
10- Aponte o único conjunto onde há erro na divisão silábica:
- Flui-do, sa-guão, dig-no
- Cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, tran-sal-pi-no
- Con-vic-ção, tung-stênio, rit-mo
- Ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
- Co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-as-vô
Separação adequada:
Tungs-tê-nio: Só existem duas consoantes subseqüentes em uma mesma sílaba se a segunda for l, R ou S, como em su-BLi-me a-DRe-na-li-na, suBS-tan-ti-vo. Exceção: em início de palavra: pneu-má-ti-co, gno-mo.
11- Apenas num dos seguintes casos a divisão silábica não está feita de acordo com as normas vigentes. Assinale-o:
- Tran-sa-tlân-ti-co
- Ab-di-ca-ção
- Subs-ta-be-le-ce
- Fi-ís-si-mo
- Cis-an-di-no
Separação adequada:
Ci-san-di-no: Nunca uma sílaba é terminada em consoante e a subseqüente iniciada por vogal.
12- "Amar solenemente as palmas do deserto, / o que é entrega ou adoração expectante, / e amar o inóspito, o cru, / um vaso sem flor, um chão vazio, / e o peito inerte, / e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina." Nos versos de Drummond de Andrade, as palavras destacadas significam, respectivamente:
- Radiante, seco, sem atividade
- Que espera, inabitável, sem atividade
- Incondicional, inabitável, sem forças
- Que espera, sem finalidade, sem forças
- Incondicional, seco, inerme
Expectante: que espera
Inóspito: em que não se pode viver
Inerte: sem atividade
16- Afirmação falsa:
- Dôce é acentuada graficamente
- Há acento indevido em raiz.
- Falta acento em ruína.
- Têm está acentuada por indicar plural.
- Funil não deve ser acentuada graficamente.
Doce: palavra paroxítona terminada em e. As paroxítonas não são acentuadas quando terminarem em e.
17- Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas (foram omitidos os acentos):
- Rubrica – avaro – pegada – acrobata
- Mister – filantropo – misantropo – condor
- Pegaso – prototipo – arquetipo – rubrica
- Necromancia – quiromancia – ibero – Nobel
- Nenhuma das anteriores.
São oxítonas (a última sílaba é a mais forte):
Mister (significa "profissão = mister de advogado", "intuito = Seu mister é vencer-me", "necessidade = Não há mister tanto gasto", "o que é necessário = Foi mister agir daquele modo"), condor, Nobel.
São paroxítonas (a penúltima sílaba é a mais forte):
Rubrica, avaro, pegada, acrobata, filantropo, misantropo, necromancia, quiromancia, ibero.
São proparoxítonas (a antepenúltima sílaba é a mais forte):
Pégaso, protótipo, arquétipo.
18- Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em:
- Eles têm muita coisa a dizer.
- Estude os dois primeiros ítens do programa.
- Afinal, o que contém este embrulho?
- Foi agradável ouvir aquele orador.
- Por favor, dêem-lhe uma nova chance.
Itens: é palavra paroxítona. Somente as oxítonas terminadas em –em e –ens são acentuadas.
Eles têm: verbo ter na terceira pessoa do plural do presente do indicativo: um e só com acento circunflexo.
Contém: verbo derivado de ter na terceira pessoa do singular do presente do indicativo: um e só com acento agudo: este embrulho contém algo. Se o sujeito estivesse no plural, haveria acento circunflexo: estes embrulhos contêm algo.
19- Complete corretamente a frase com vir, ver e convir: Aqueles que (vêem – vêm – veem – vem) do interior, (vêm – vêem – vem – veem) a cidade grande como o mundo que lhes (convem – convém – convêm – convêem).
Verbo vir: ele vem, mas eles vêm, ou seja, quando o verbo vir estiver conjugado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, é estruturado com um e apenas e com acento circunflexo. Já na terceira pessoa do singular não há o acento.
Verbo ver: ele vê, mas eles vêem, ou seja, quando o verbo ver estiver conjugado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, será estruturado com dois es e com acento circunflexo no primeiro e: êem. Já na terceira pessoa do singular, há um e só, com acento circunflexo.
Verbo convir: é derivado do verbo vir. Os derivados de ter e de vir terão um e só e acento agudo na terceira pessoa do singular e um e só e acento circunflexo na terceira pessoa do plural: Ele convém; Eles convêm.
20- Assinale a opção em que os vocábulos não obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
- Idéia – herói – escarcéu
- Concluído – saúde – atribuí-lo
- Amá-lo, fazê-lo, pô-lo
- Conseqüência – mágoa – homogêneo
- Cáqui – ninguém - amável
Idéia – herói – escarcéu: Ditongos abertos éu, éi, ói.
Concluído – saúde – atribuí-lo: Letras i e u formando hiato.
Amá-lo, fazê-lo, pô-lo: Formas verbais oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas de lo, la, los, las.
Conseqüência – mágoa – homogêneo: Paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
Cáqui – ninguém – amável: cáqui e amável são paroxítonas, mas ninguém é oxítona.
21- Indique o par em que o acento gráfico não tem a mesma função:
- Círculo – líquido
- Notícia – proprietário
- Pôr - pára
- Água – pára
- Difíceis – amáveis
Círculo – líquido: Proparoxítonas
Notícia – proprietário: Paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
Pôr – pára: Acentos diferenciais.
Água – pára: água: paroxítona terminada em ditongo crescente, mas pára: acento diferencial.
Difíceis – amáveis: Paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
22- Por favor, (para – pára) com esse (ruído – ruido), pois precisamos de (tranqüilidade – tranquilidade).
Para: preposição; pára: verbo parar.
Ruído: A letra i formou hiato tônico com a vogal anterior.
Tranqüilidade: Trema quando a pronúncia for kwe, kwi, gwe, gwi.
23- Terminado o (vôo – voo), o (heroi – herói) recebeu (veementes – veemêntes) aplausos.
Vôo: As palavras terminadas em –ôo são acentuadas.
Herói: ditongo aberto ói.
Veementes: As paroxítonas terminadas em e não são acentuadas.
24- Assinale a alternativa cujas palavras estão corretas quanto à acentuação:
- Luis, apôio, nódoa, próton, chapéuzinho
- Gratuito, eu apóio, ítem, pêras, álbuns
- Sanduíche, averigúe, refém, puni-lo, amável
- Âmago, ônus, amá-lo-íeis, itens, taxi
- Biquini, juíz, áureo, joquei, eles mantém
Acentuação adequada:
Luís: A letra i formou hiato tônico com a vogal anterior.
O apoio: somente o ditongo aberto ói recebe acento; o ditongo fechado não.
Chapeuzinho: a sílaba tônica é zi, e não eu.
Item: só as oxítonas terminadas em em e ens recebem acento; as paroxítonas não.
Peras: só o singular pêra recebe acento; o plural não.
Táxi, biquíni: as paroxítonas terminadas em i são acentuadas.
Juiz: a letra i formou hiato com a voga anterior, mas há consoante na mesma sílaba.
Jóquei: as paroxítonas terminadas em ei são acentuadas.
Eles mantêm: Os derivados de ter e de vir terão um e só e acento agudo na terceira pessoa do singular e um e só e acento circunflexo na terceira pessoa do plural: Ele contém; Eles contêm.
25- Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente acentuadas:
- Tietê, órgão, chapéuzinho, estrêla, advérbio
- Fluido, geléia, Tatuí, armazém, caráter
- Saúde, melância, gratuíto, amendoím, fluído
- Inglês, cipó, cafèzinho, útil, réu
- Canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambú
Acentuação adequada:
Chapeuzinho, cafezinho: nenhuma palavra terminada em –zinho e em –mente recebe acento.
Estrela, canoa, Sergipe: as paroxítonas terminadas em a, e, o não são acentuadas; as oxítonas, sim.
Fluido, gratuito: pronunciam-se como fui.
Melancia: pronuncia-se como sadia. É paroxítona. As paroxítonas terminadas em a não são acentuadas.
Amendoim, bambu: a sílaba tônica é a última. São, portanto, oxítonas. As oxítonas são acentuadas quando terminarem em a, e, o, em, ens.
Heroísmo: a letra i formou hiato tônico com a vogal anterior.
26- A alternativa em que as duas palavras acentuadas não seguem a mesma regra de acentuação é:
- Ninguém – também
- Dólar – pólo
- Eficiência – próprio
- Escrúpulos – síntese
- Heróis – bóia
Ninguém – também: são oxítonas terminadas em em.
Dólar – pólo: dólar: paroxítona terminada em r; pólo: acento diferencial.
Eficiência – próprio: são paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
Escrúpulos – síntese: são proparoxítonas
Heróis – bóia: ambas têm ditongo aberto ói.
27- Considerando o uso apropriado de termo sublinhado, identifique em que sentença do diálogo abaixo há um erro de grafia.
- Por que você não entregou o trabalho ao professor?
- Você quer mesmo saber o porquê?
- Claro. A verdade é o princípio por que me oriento.
- Pois, acredite, eu não sei porque fiz isso.
- Você está mentindo. Por quê?
Porquê: é um substantivo. Usa-se depois de artigo (o, os, um, uns) de pronome ou de numeral. Ex.: Você quer mesmo saber o porquê?
Por quê: usa-se somente um final de frase, quando não for antecedido de artigo, pronome nem numeral. Ex.: Você está mentindo. Por quê?
Por que: substitutivo de por qual razão (sem estar em final de frase), pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais. Por ex.: Por que você não entregou o trabalho ao professor?; Claro. A verdade é o princípio por que me oriento.; Pois, acredite, eu não sei por que fiz isso.
Porque: é uma conjunção. Liga duas orações indicando causa, explicação ou finalidade. Por ex.: Fiz isso porque quis.
28- Diálogo:
- (Por que / Por quê / Porque) me julgas indiferente?
- (Porque / Por que) tenho meu ponto de vista.
- E não o revelas (por que / porque / por quê)?
- Nem sei o (porque / porquê, por quê).
Por que
me julgas indiferente? (= por qual razão)
Porque
tenho meu ponto de vista. (conjunção que indica causa)
E não o revelas por quê? (final de frase)
Nem sei o porquê. (antecedido de artigo)
29- Assinale a frase gramaticalmente correta:
- Não sei por que discutimos.
- Ele não veio por que estava doente.
- Mas porque não veio ontem?
- Não respondi porquê não sabia.
- Eis o porque da minha viagem.
Correção:
Não sei por que discutimos. (= por qual razão)
Ele não veio porque estava doente. (conjunção que indica causa)
Mas por que não veio ontem? (= por qual razão)
Não respondi porque não sabia. (conjunção que indica causa)
Eis o porquê da minha viagem. (antecedido de artigo)
30- Há uma alternativa errada. Assinale-a.
- A eminente autoridade acaba de concluir uma viagem política.
- A catástrofe torna-se iminente.
- Sua ascensão foi rápida.
- Ascenderam o fogo rapidamente.
- Reacendeu o fogo do entusiasmo.
Eminente = alto, elevado, importante.
Iminente = prestes a acontecer.
Ascensão = subida, elevação
Ascender = subir, elevar
Acender = pôr fogo; fazer arder; queimar
31- Assinale o item em que a palavra destacada está incorretamente aplicada:
- Trouxeram-me um ramalhete de flores fragrantes.
- A justiça infligiu a pena merecida aos desordeiros.
- Promoveram uma festa beneficiente para a creche.
- Devemos ser fiéis ao cumprimento do dever.
- A cessão de terras compete ao Estado.
Fragrante = cheiroso, perfumado.
Flagrante = no ato.
Infringir = transgredir
Infligir = aplicar a pena
Cumprimento = ato de cumprir; saudação.
Cumprimento = tamanho
Seção = departamento; repartição; corte
Sessão = reunião
Cessão = ato de ceder; doação
32- Complete as lacunas: Pedro e João, (mal / mau) entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um (mal / mau) momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; (mas / mais) seus dois irmãos deixaram os pais (mas / mais) sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.
Mal: é antônimo de bem.
Mau: é antônimo de bom.
Mas: é conjunção. Tem o mesmo valor de porém.
Mais: advérbio que designa aumento, grandeza, superioridade.
3 comentários:
Prof. Dilson, gostaria de tirar a seguinte dúvida:
Devemos falar:
Morei na França ou
Morei em França
Obrigada,
Isabel
isabelmariaferreira@gmail.com
É facultativo o uso do artigo diante de Ásia, África, Europa, Espanha, França, Inglaterra, entre outros, ou seja, tanto se pode usar o artigo quanto não.
Prof.Dilson, adorei os exercícios.
Estou estudando p concursos.
Obrigada!
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