domingo, 11 de maio de 2008

Elementos indicadores de posse:

As maneiras de se operar a relação possessiva na Língua Portuguesa são as seguintes:

1- Pronome possessivo + substantivo

Os pronomes possessivos são os seguintes:


 

Possuidor

Pronomes possessivos

Eu

meu, minha, meus, minhas

Tu

teu, tua, teus, tuas

Ele, ela, você

seu, sua, seus, suas

Nós

nosso, nossa, nossos, nossas

Vós

vosso, vossa, vossos, vossas

Eles, elas, vocês

seu, sua, seus, suas


 

Os pronomes possessivos se flexionam em gênero e em número, conforme o termo possuído:

As minhas calças. Possuidor: eu – primeira pessoa do singular; possuído: as calças – feminino, plural

Os teus vestidos. Possuidor: tu – segunda pessoa do singular; possuído: os vestidos – masculino, plural.


 

2- Substantivo + de + substantivo

Homenagearam o marido da professora.

Trouxeram o carro do gerente.


 

3-Substantivo + cujo + substantivo

Cujo é um pronome relativo. Inicia, portanto, oração subordinada adjetiva. Sempre haverá duas orações quando houver este pronome. A "montagem" de um período com cujo ocorre da seguinte maneira:

Algo de alguém = alguém cujo algo. Por exemplo:

A professora foi promovida. Homenagearam o marido da professora = A professora, cujo marido homenagearam, foi promovida.


 

4- Substantivo + de + pronome pessoal de 3ª pessoa ou de tratamento (ele, ela, eles, elas, você, Vossa Senhoria)

Homenagearam o marido dela.

Trouxeram o carro dele.

A filha de vocês já se formou?


 

5- Verbo + pronome oblíquo átono + substantivo

Os pronomes oblíquos átonos me, te, lhe, nos, vos, lhes podem também ter valor possessivo.

Segurou-me o braço = segurou o meu braço.

Homenagearam-lhe o marido = homenagearam o seu marido = homenagearam o marido dela.


 

A adequada utilização dos elementos indicadores de posse traz clareza à frase. Veja, como exemplo, o seguinte período:


 

Quando tu falares de teus amigos e dos seus negócios, resiste-te ao impulso de comentares tudo o que sabes. Respeita-lhes os segredos.


 

De quais negócios tu falarás?

A quem pertence o impulso e os segredos?


 

Os pronomes indicadores de posse esclarecem essas dúvidas. Observe:

Teus amigos = pronome possessivo + substantivo:

Possuidor: tu; possuído: os amigos.

Seus negócios = pronome possessivo + substantivo:

Possuidor: eles (os amigos); possuído = os negócios deles (dos amigos)

Resiste-te ao impulso = verbo + pron. átono + substantivo:

O pronome oblíquo átono te se refere à segunda pessoa do singular tu = resiste ao teu impulso.

Respeita-lhes os segredos = verbo + pron. átono + substantivo:

O pronome oblíquo átono lhes se refere à terceira pessoa do plural eles (os amigos) = respeita os segredos deles.

Nenhum comentário: