segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Eu coloro?

O verbo "colorir" é defectivo, ou seja, não tem conjugação completa: não se conjugam as pessoas que teriam "a" ou "o" depois de "color", portanto são inadequadas as formas "coloro, colora, coloram...". No lugar delas, devem-se usar formas sinônimas, como "pintar, tingir, colorar, etc."

O verbo "colorar" não é defectivo. Todas as formas verbais existem e têm a mesma estrutura dos verbos terminados em "-ar":

- eu coloro, você colora, nós coloramos, eles coloram. (Conjugação de "colorar")
- eu -o-, você colore, nós colorimos, eles colorem. (Conjugação de "colorir")

- eu colorei, ele colocou, nós coloramos, eles coloraram. ( Conjugação de "colorar")
- eu colori, ele coloriu, nós colorimos, eles coloriram. (Conjugação de "colorir")

- eu tenho colorado; vestido colorado (de "colorar")
- eu tenho colorido; vestido colorido (de "colorir")

Estude mais em www.gramaticaonline.com.br 

Nenhum comentário: