quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Vossa Excelência x Sua Excelência

Nesses dias de julgamento da agora ex-presidente Dilma Rousseff, quase todos os que se pronunciaram durante a sessão usaram as duas formas do pronome de tratamento que se refere a senadores e Presidente da República. Ora se usava "Vossa Excelência", ora, "Sua Excelência". Qual a diferença entre elas? Vejamos:

Usa-se "Vossa..." em pronomes de tratamento para 'falar' com a pessoa que recebe tal tratamento. 
Usa-se "Sua..." em pronomes de tratamento para 'falar' da pessoa que recebe tal tratamento. Por exemplo:

— Senhor Senador, Vossa Excelência votou contra  o impeachment de Sua Excelência Dilma Rousseff?

Outra regra bastante interessante acerca dos pronomes de tratamento é a que trata do não uso de artigo diante deles, ou seja, não se deve usar artigo (o, a, os, as) antes dos pronomes de tratamento, com exceção de "dona, senhor, senhora, senhorita e madame". Por exemplo:

- Muitos protestaram por Sua Excelência Dilma Rousseff. (E não 'pela Sua Excelência')

Quanto à concordância verbo-nominal, o verbo fica na terceira pessoa, e as palavras adjetivas concordam com o gênero referente à pessoa que recebe o tratamento. Por exemplo:

- Sua Excelência Dilma Rousseff deve ter ficado decepcionada. (Verbo na terceira pessoa; adjetivo feminino, por se tratar de uma mulher)
— Senhor Senador, Vossa Excelência ficou eufórico com o resultado!! (Verbo na terceira pessoa; adjetivo masculino, por se tratar de um homem)

Um comentário:

FILMES disse...

São ótimas a sua forma de ensinar.