terça-feira, 26 de julho de 2016

...e nem...

Conjunção é a classe de palavras que serve para unir palavras ou orações com determinado valor semântico. Por exemplo, "pois" une duas orações indicando explicação; "logo", conclusão; "porém", adversidade. 

Há duas conjunções semelhantes, que, muitas vezes, são usadas, de maneira inadequada, sequencialmente: "e" e "nem". 

Até Milton Nascimento, um dos grandes nomes da MP de todos os tempos, na música "Travessia", cometeu o equívoco - mas ele pode, até por haver a licença poética, permissão para usar o inadequado -:

"Quando você foi embora / Fez-se noite em meu viver / Forte eu sou mas não tem jeito, / Hoje eu tenho que chorar / Minha casa não é minha, / E nem é meu este lugar / Estou só e não resisto, / Muito tenho pra falar"

Observe que, em todos os versos, a sétima sílaba é tônica (O contar sílabas poéticas se chama "escansão". Quando uma sílaba termina em vogal e a subsequente se inicia por vogal átona, conta-se uma só: "noi-teem-meu-vi-ver"; "for-teeu-sou"; "ho-jeeu-te-nho"). 

O único verso em que a sétima não é tônica é o iniciado por "e nem". Isso ocorre exatamente porque Milton foi traído pelo vício de linguagem. Se se tirar o "e", a sétima será a tônica. 

Gramaticalmente, o que ocorre é o seguinte:

A conjunção "e" serve, segundo o dicionário Michaelis, para unir palavras ou orações que apresentam o mesmo valor sintático, indicando adição ou oposição:

- Eu e ela nos encontraremos em breve. (adição)
- Iria lá ontem, e fiquei em casa. (oposição)

A conjunção "nem" liga, ainda segundo o dicionário Michaelis, palavras ou orações em contexto negativo, indicando adição - com o mesmo valor de, principalmente, "e não" - ou alternância:

- Nem montanha nem praia, prefiro vales com rios e corredeiras. (alternância)
- Não ata nem desata. = Não ata e não desata. (adição)
 
Claro está, portanto, que essas conjunções têm valores diversos, não podendo ser usadas no mesmo contexto: "e" é usado em frases afirmativas - com exceção do "e não"; "nem", em negativas.

O uso de "e nem" é inadequado ao Português padrão. 

Nenhum comentário: