segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Romantismo

No Romantismo, a epopeia, expressão heroica já em crise no séc. XVII, é substituída pelo poema político e pelo romance histórico, livre das peias de organização interna que marcavam as narrativas em versos. Renascem, no entanto, formas medievais de estrofação e dá-se o máximo relevo aos versos livres, de cadência popular, às redondilhas maiores e menores, que passam a competir com o nobre decassílabo. Há também o uso de versos curtos, o que dá musicalidade rápida e singela, própria de uma balada para ser cantada e tocada, e o uso da pontuação para exprimir os estados da alma do eu lírico.

Características:

- Subjetivismo: lirismo, religiosidade, sentimentalismo;

Supervalorização do amor, algo bom e difícil de realizar num mundo desagregado e corrompido.
Sentimentalismo, pois para o romântico a razão fica em segundo plano, sendo a maneira de analisar e expressar a realidade pautada no sentimento individual.
Contradição do sofrimento por amor: enquanto é apenas um sonho, há o desejo de que se torne realidade; uma vez realidade, porém, causa sofrimento.

- Evasão da realidade: sonho, fantasia, idealizações.

Evasão no espaço, que leva o romântico à escolha de lugares distantes e misteriosos, assim como as paisagens do Oriente.
O eu romântico, objetivamente incapaz de resolver os conflitos com a sociedade, lança-se à evasão: no tempo, recriando a Idade Média gótica e embruxada; no espaço, fugindo para ermas paragens ou para o Oriente exótico.
A amada do poeta romântico é sempre idealizada, imagem serena e luminosa, semelhante a um anjo, imagem pura e celestial, de formas divinas.

- Identificação com a natureza: estado de alma do eu lírico.

A paisagem romântica reflete os sentimentos do eu lírico, enquanto a paisagem para o poeta do Arcadismo é harmoniosa, alheia ao eu lírico.
A natureza romântica é expressiva; ela significa e revela. Prefere-se a noite ao dia, pois sob a luz do sol o real impõe-se ao indivíduo, mas é na treva que latejam as forças inconscientes da alma: o sonho, a imaginação.
A relação do homem romântico com o mundo se mostra pessimista, procurando na natureza um lugar de refúgio idealizado.

- Preocupação social: engajamento em causas sociais;

- Nacionalismo: exaltação à Pátria, por meio da descrição de costumes e regiões do Brasil. É a busca da identidade nacional.

Nenhum comentário: