quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Barroco

O Barroco Brasileiro Foi um movimento literário do século XVII, nascido da crise de valores renascentistas. Caracteriza-se na literatura pelo culto dos contrastes, a preocupação com o pormenor e a sobrecarga de figuras como a metáfora, as antíteses, hipérboles e alegorias. Essa linguagem conflituosa reflete a consciência dos estados contraditórios da condição humana.

--------------------------------------------------

São características do Barroco:

- sentimento repleto de contradições.
- linguagem obscura e expressão indireta das ideias.
- tempo interligado ao fim da beleza e ao tema da morte.
- predominância da ordem inversa.
- grande número de antíteses.
- preferência por temas religiosos.

-------------------------------------------------

Exemplo de versos barrocos:

"Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado
Da vossa Alta piedade me despido
Porque quanto mais tenho delinquido
Vos tenho a perdoar mais empenhado."
Durante o período colonial brasileiro, as principais manifestações artísticas, populares ou eruditas, foram, assim como nos demais aspectos da vida cotidiana, marcadas pela influência da religiosidade. Esse trecho de uma poesia de Gregório de Matos Guerra é um modelo da arte barroca, uma vez que se inspira mais na temática cristã do que em elementos oriundos da mitologia greco-romana.

---

"Nasce o sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras nasce a formosura,
Em contínuas tristezas, a alegria."

--------------------------------------------------

Trecho do Sermão do bom ladrão, de Padre Antônio Vieira:

"Basta senhor, porque roubo em uma barca sou ladrão, e vós que roubais em uma armada sois imperador? Assim é. Roubar pouco é culpa, roubar muito é grandeza. O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas que levam de que eu trato, são os outros... ladrões de maior calibre e mais alta esfera... Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos, os outros furtam debaixo de seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros se furtam são enforcados, e o bucolismo estes furtam e enforcam."

Esse trecho de Pe. Antônio Vieira demonstra a tendência barroca conceptista, pois Vieira é o maior representante do Conceptismo brasileiro, que leva para o texto o predomínio das ideias, do raciocínio, da lógica, procurando adequar os textos religiosos à realidade circundante.

Vieira escreveu mais de duzentos sermões, caracterizados pela clareza e pelo rigor sintático, dialético e lógico.

-------------------------------------------------------------

Padre Antônio Vieira é um dos principais autores do Barroco, movimento em que o homem é conduzido pela fé e que tem, entre suas características, o Cultismo, com seus jogos de palavras, de imagens e de construção, e o Conceptismo, o uso de silogismo, processo racional de demonstrar uma asserção.

---------------------------------------------------------------

Trecho do Sermão da Sexagésima, de Pe. Antônio Vieira.

Por isto são maus ouvintes os de entendimentos agudos. Mas os de vontades endurecidas ainda são piores, porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra. Oh! Deus nos livre de vontades endurecidas, que ainda são piores que as pedras.

Esse trecho demonstra claramente as características dos textos de Padre Antônio Vieira, exemplo de escritor do Conceptismo, caracterizado pelo jogo de ideias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, usando uma retórica aprimorada.

-------------------------------------------------------------------

Autores e obras importantes do Barroco:

Gregório de Matos Guerra: poesias lírico-amorosas, satíricas e sacras.

Pe. Antônio Vieira: Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda; Sermão da Sexagésima; Sermão de Santo Antônio (ou Sermão dos Peixes).

-------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: