sábado, 12 de março de 2011

Literatura - Definição

Muitas são as definições para o termo “literatura”. Se partirmos da estrutura da própria palavra, já teremos uma ‘dica’: o elemento de composição liter-, provém da palavra latina littera, cujo significado é “letra do alfabeto, caráter de escrita”. O termo “literatura”, portanto, tem ligação com o termo “letra”. Por isso o curso da universidade em que se estudam as línguas e as literaturas chama-se “Letras”.

Se buscarmos os dicionários para descobrirmos o significado da palavra, obteremos os seguintes resultados:

Houaiss:
1- Uso estético da linguagem escrita; arte literária;
2- Conjunto de obras literárias de reconhecido valor estético, pertencentes a um país, época, gênero, etc.

Aurélio:
1- Arte de compor ou escrever trabalhos artísticos em prosa ou em verso;
2- O conjunto de trabalhos literários dum país ou duma época;
3- Qualquer dos usos estéticos da linguagem

Observe que ambos os dicionários apresentam duas palavras comuns: arte e estético. Para definirmos o termo ‘literatura’, então, temos de desvendar o significado desses outros dois termos:

Para o dicionário Aurélio, arte é a “capacidade que tem o ser humano de pôr em prática uma ideia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria”. Ou ainda “atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação”.
E “estético” provém do substantivo “estética”, cujo significado, segundo o Aurélio, é “estudo racional do belo, quer quanto à possibilidade da sua conceituação, quer quanto à diversidade de emoções e sentimentos que ele suscita no homem”.

Já para o Houaiss, arte é “habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional”. Ou ainda “produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana”.
E “estética”, segundo o Houaiss é “parte da filosofia voltada para a reflexão a respeito da beleza sensível e do fenômeno artístico”.

A partir da leitura atenta dos significados apresentados, conclui-se que o indivíduo que queira produzir literatura tem de ter a intenção consciente de criar textos, em prosa ou em versos, em que haja preocupação com a estética, com a beleza, e em que exista reflexão acerca de emoções e sentimentos. Se ele conseguirá isso ou não, é outra história, mas há de haver a intenção de que isso se concretize. Literatura, portanto, não se faz ‘sem querer’. O autor tem consciência de que ‘está produzindo’ um trabalho literário.

Pode-se, então, arriscar uma definição para literatura: literatura é a arte de produzir textos em prosa ou em verso, em que a estética, o belo, seja importante, com a finalidade de emocionar o leitor.

Nenhum comentário: