terça-feira, 10 de junho de 2008

Maxivest II (de 07 a 14)

07- Estamos certos de que V. Exa. __________ merecedor da consideração que _________ dispensam ___________ funcionários.

  • é – lhe – vossos
  • é – lhe - seus
  • e – vos - vossos
  • sois – lhe – seus
  • sois – vos vossos

V. Exa. é a abreviação do pronome de tratamento Vossa Excelência. Pronome de tratamento é o modo cerimonioso como se trata determinadas pessoas. Por exemplo: cidadãos importantes na sociedade, principalmente em linguagem comercial, devem ser tratados de Vossa Senhoria; políticos e ministros de estado: Vossa Excelência; reitores de universidade: Vossa Magnificência; príncipes: Vossa Alteza; reis: Vossa Majestade; o papa: Vossa Santidade; Deus: Vossa Onipotência.

Usa-se Vossa ..., quando se fala com a pessoa e Sua ..., quando se fala da pessoa. Por exemplo: Presidente, quando Vossa Excelência se encontrar com Sua Santidade, o protocolo deve ser seguido à risca. Nessa frase, usa-se Vossa Excelência porque o interlocutor está conversando com o Presidente; e usa-se Sua Santidade porque fala do Papa.

Todo pronome de tratamento representa a terceira pessoa, portanto todos os termos que se referem ao pronome de tratamento devem concordar na terceira pessoa: verbos, pronomes, etc.

A frase adequada, portanto, é a seguinte: Estamos certos de que V. Exa. é merecedor da consideração que lhe dispensam seus funcionários.

------------------

08- Qual a opção inadequada?

  • Receba Vossa Excelência os cumprimentos de seus subordinados.
  • Sua Excelência, o Ministro da Justiça, chegou acompanhado de outras autoridades.
  • Reiteramos nosso apreço a Vossa Senhoria e vossos subordinados.
  • Solicitamos a Sua Senhoria que encaminhasse suas sugestões por escrito.
  • Concordamos com Vossa Excelência e com seus subordinados.

Todo pronome de tratamento representa a terceira pessoa, portanto todos os termos que se referem ao pronome de tratamento devem concordar na terceira pessoa: verbos, pronomes, etc.

A frase inadequada, portanto, é a seguinte: Reiteramos nosso apreço a Vossa Senhoria e vossos subordinados. O pronome possessivo de terceira pessoa é seu(s), sua(s). A frase, então, tem de ser assim corrigida: Reiteramos nosso apreço a Vossa Senhoria e seus subordinados.

-----------------------

09- Qual a opção com erro?

  • Não consegui entendê-lo naquela confusão.
  • É para mim fiscalizar aqueles volumes.
  • Tudo ficou esclarecido entre mim e ti.
  • Por favor, mande-o entrar e sentar-se.
  • Fizeram-no esperar demais hoje.

- o, a, os, as: verbo transitivo direto é aquele que exige complemento não preposicionado, denominado de objeto direto. Por exemplo, o verbo amar: quem ama, ama, algo/alguém. O objeto direto será representado por o, a, os, as quando for de terceira pessoa: Não o entendia naquela confusão: Quem entende, entende algo/alguém. Os pronomes o, a, os, as podem ser substituídos por variantes:

- no, na, nos, nas: quando o verbo terminar em M, ÃO ou ÕE, usa-se no, na, nos, nas no lugar de o, a, os, as. Por exemplo:
As motos estavam à venda; eles compraram-nas por pouco dinheiro;
Eles oferecem os brindes e dão-nos só aos amigos;
Eles pegam os sapatos e põe-nos.

- lo, la, los, las: quando o verbo transitivo direto terminar em R, S ou Z, usa-se lo, la, los, las no lugar de o, a, os, as. As terminações R, S, Z desaparecem. Por exemplo:
Vou escrever a música e cantá-la a vocês;
Essa música, tu canta-la?;
O padre pega as crianças com seu carro e condu-las até a igreja;
Não consegui entendê-lo.

- Eu / tu: usam-se esses pronomes somente quando exercerem a função de sujeito: É para eu fiscalizar aqueles volumes.

- Mim / ti: usam-se esses pronomes quando não exercerem a função de sujeito:
Tudo ficou esclarecido entre mim e ti.

Esses pronomes (mim / ti) podem ser usados antes de verbo no infinitivo, caso exerçam a função de complemento de verbo transitivo indireto (custar para ou a alguém; bastar para ou a alguém; restar para ou a alguém; faltar para ou a alguém) ou a função de complemento de adjetivo que acompanha verbo de ligação (ser ou estar, principalmente):
Custou para mim aceitar a situação;
Basta para mim ter você ao meu lado;
Resta para mim pagar as dívidas;
Falta para mim trazer alguns documentos
.

- Sujeito acusativo: quando um verbo no infinitivo ou no gerúndio tiver a ação dependente de verbo causativo (fazer, mandar, deixar, etc.) ou de verbo sensitivo (ver, ouvir, sentir, etc.), seu sujeito será denominado de sujeito acusativo. Este poderá ser representado por um substantivo ou por um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, nos, vos, os, as), dentre outros. Jamais o sujeito acusativo pode ser representado por um pronome do caso reto (eu, tu, ele...):
Por favor, mande-o entrar e sentar-se;
Fizeram-no esperar demais hoje
.

---------------

10- Complete as lacunas:

  • De repente, deu um livro para .............. . (eu / mim)
  • Nada mais há entre ............. e você. (eu / mim)
  • Sempre houve entendimento entre ............ e ti. (eu / mim)
  • José, espere. Vou .............. . (consigo / contigo / com você)

Usa-se eu somente quando exercer a função de sujeito. Se não houver verbo exigindo sujeito, obviamente não se pode usar eu:
De repente, deu um livro para mim;
Nada mais há entre mim e você;
Sempre houve entendimento entre mim e ti
.

- si e consigo: pronomes que só podem ser usados reflexivamente, ou seja, somente quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo. Devem-se analisar os elementos identificadores do interlocutor; se este for tu, usa-se contigo; se for você, usa-se consigo caso haja reflexibilidade, e usa-se com você se não a houver. O verbo esperar, na forma espere, identifica o interlocutor: você; não há reflexibilidade, portanto, deve-se usar com você: José, espere. Vou com você.

-----------------

11- Vossa Excelência ...................... que eu ......................... traga ..................... jornal?

  • quer – lhe – vosso
  • quer – vos – seu
  • quereis – vos – vosso
  • quer – lhe – seu
  • quereis – lhe – vosso

Todo pronome de tratamento representa a terceira pessoa, portanto todos os termos que se referem ao pronome de tratamento devem concordar na terceira pessoa: verbos, pronomes, etc. A frase adequada, portanto, é a seguinte: Vossa Excelência quer que eu lhe traga seu jornal?

-------------------

12- Onde há erro no uso do pronome de tratamento?

  • Os reitores das universidades recebem o título de Vossa Magnificência.
  • Sua Excelência, o Senhor Ministro, não compareceu à reunião.
  • Senhor Deputado, peço a Vossa Excelência que conclua a sua oração.
  • Sua Eminência, o Papa Paulo VI, assistiu à solenidade.
  • Procurei o chefe da repartição, mas Sua Senhoria se recusou a ouvir minhas explicações.

Cidadãos importantes na sociedade, principalmente em linguagem comercial, devem ser tratados de Vossa Senhoria; políticos e ministros de estado: Vossa Excelência; reitores de universidade: Vossa Magnificência; príncipes: Vossa Alteza; reis: Vossa Majestade; o papa: Vossa Santidade; Deus: Vossa Onipotência.

Usa-se Vossa ..., quando se fala com a pessoa e Sua ..., quando se fala da pessoa. Por exemplo: Presidente, quando Vossa Excelência se encontrar com Sua Santidade, o protocolo deve ser seguido à risca.

O erro encontra-se na frase 4. Corrigindo-a: Sua Santidade, o Papa Paulo VI, assistiu à solenidade.

---------------

13- Em qual opção a palavra certo é pronome indefinido?

  • Certo perdeste o juízo.
  • Certo rapaz te procurou.
  • Escolheste o rapaz certo.
  • Marque o conceito certo.
  • Não deixe o certo pelo errado.

Classes gramaticais de certo:

- adjetivo: usado depois do substantivo: rapaz certo; conceito certo.

- pronome indefinido: usado antes do substantivo: certo rapaz.

- advérbio: significa certamente ou de maneira exata: certo (= certamente) perdeste o juízo.

- substantivo: antecedido de artigo; significa coisa certa: Não deixe o certo pelo errado.

----------------

14- Se é para ................ (eu / mim) dizer o que penso, creio que a escolha se dará entre ................... (mim e ti / mim e tu / eu e tu / eu e ti)

Usa-se eu e tu somente quando exercerem a função de sujeito. Se não houver verbo exigindo sujeito, obviamente não se pode usar eu nem tu: Se é para eu dizer o que penso, creio que a escolha se dará entre mim e ti.

----------------

Nenhum comentário: