domingo, 6 de agosto de 2017

Contra x em contrário x no contrário


Recebi a seguinte dúvida acerca desses vocábulos:


Bom dia, professor Dilson Catarino,


tudo bem?

sigo seu blogue, uma preciosidade, me ilumina sempre!


Tenho uma dúvida e envio ao senhor.


Vi em uma texto a expressão "em contrário", e fiquei em dúvida. Não me pareceu errada, mas pouco usual. Eu trocaria por "no contrário" e "o contrário".


veja:

"O coração fala com clareza mesmo quando a mente insiste em contrário." (no contrário?)

"Talvez você seja o único que pensa em contrário." (que pense o contrário?)


O senhor pode me trazer um pouco de luz?

obrigada!


Érica



Olá, Érica,


A expressão "em contrário" tem o significado de "contra", quando não houver complemento ao "contra", e deve ser utilizada como modificador de verbo. Por exemplo:


Ele agiu contra mim. (Não se usa "em contrário, pois há o complemento "mim")

Ele diz concordar comigo, mas sempre age contra. (Pode-se usar "em contrário")


Nas frases apresentadas por você, pode-se, então, usar "contra" ou "em contrário":


O coração fala com clareza mesmo quando a mente insiste em contrário. 

O coração fala com clareza mesmo quando a mente insiste contra. 

Talvez você seja o único que pensa em contrário.

Talvez você seja o único que pensa contra.



Como os verbos "insistir" e "pensar" podem exigir a preposição "em" (insistir em algo; pensar em algo), pode-se também usar o substantivo "contrário" como complemento verbal:


O coração fala com clareza mesmo quando a mente insiste no contrário. 

Talvez você seja o único que pensa no contrário.


Observe, porém que há mudança de sentido. 


Se o verbo exigir complemento sem preposição - verbo transitivo direto -, deve-se usar "o contrário" se este for o complemento do verbo - objeto direto. Por exemplo:


Ele falou o contrário do que havia falado antes. 


Na segunda frase apresentada por você, o verbo "pensar" pode também ser usado com complemento sem preposição (pensar algo), portanto pode-se também usar o substantivo "contrário" como complemento do verbo:


Talvez você seja o único que pensa o contrário.


Observe novamente que há mudança de sentido. 



Nenhum comentário: