quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ninguém é ruim em Matemática, nem em Física ou em Química...

Numa publicação em mídia eletrônica de Londrina, havia a seguinte frase: "Falta de hormônio na gestação gera crianças ruins em Matemática". O que seria uma criança ruim em alguma disciplina?
Segundo o dicionário Aurélio, o adjetivo "ruim" tem os seguintes significados:

1. Que não tem préstimo; inútil.
Uma criança não é inútil...

2. Que prejudica (física ou moralmente); prejudicial, nocivo, mau.
Uma criança não é nociva, má...

3. Que tem má índole; perverso, malvado, mau.
Uma criança é perversa?

4. Estragado, deteriorado, podre.
Criança podre?

5. Que apresenta defeito; estragado, defeituoso.
Criança com defeito?

6. De má qualidade; ordinário.
Criança de má qualidade?

Observe, portanto, que é inadequado qualificar uma criança que apresenta dificuldades em aprender determinada matéria como "ruim". Ela tem dificuldades, e só. A falta de hormônio prejudica o desempenho da criança ou o influencia negativamente, mas "ruim" ela não é!

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