segunda-feira, 28 de julho de 2014

Durma oito horas e se alimente bem.


Numa noite dessas, na novela das nove, uma personagem aconselhava sua filha, dizendo o seguinte:

- “Chega cedo, dorme oito horas, se alimenta bem, minha filha”.

Ela, ao dizer essas palavras, estava usando os verbos no chamado modo imperativo, utilizado para ordens, pedidos, apelos ou conselhos. O problema é que os verbos estão usados inadequadamente. Vejamos por quê:

O imperativo afirmativo é formado a partir de verbos no presente do indicativo e no presente do subjuntivo.
Do presente do indicativo (tempo identificado com a frase “todos os dias...”) provêm tu e vós, retirando-lhes a letra s; do presente do subjuntivo (tempo identificado com a frase “espero que...”) provêm você, nós e vocês.

O verbo chegar tem a seguinte conjugação no presente do indicativo:

- Todos os dias eu chego, tu chegas, ele chega, nós chegamos, vós chegais, eles chegam.

No presente do subjuntivo:

- Espero que eu chegue, tu chegues, ele chegue, nós cheguemos, vós chegueis, eles cheguem.

No imperativo afirmativo, tu e vós provêm do presente do indicativo, perdendo a letra s:

- Chega tu, chegai vós.

Você, nós e vocês, do presente do subjuntivo:

- Chegue você, cheguemos nós, cheguem vocês. 

O verbo “dormir” tem a seguinte conjugação:

- Presente do indicativo: durmo, dormes, dorme, dormimos, dormis (o “i” é a vogal mais forte), dormem.
- Presente do subjuntivo: durma, durmas, durma, durmamos, durmais, durmam.

- Imperativo afirmativo: dorme tu, durma você, durmamos nós, dormi (o “i” é a vogal mais forte) vós, durmam vocês.

O verbo alimentar-se tem a seguinte conjugação:

- Presente do indicativo: eu me alimento, tu te alimentas, ele se alimenta, nós nos alimentamos, vós vos alimentais, eles se alimentam.
- Presente do subjuntivo: que eu me alimente, tu te alimentes, ele se alimente, nós nos alimentemos, vós vos alimenteis, eles se alimentem.
- Imperativo afirmativo: alimenta-te tu, alimente-se você, alimentemo-nos nós, alimentai-vos vós, alimentem-se vocês.

Obs: Os verbos terminados em -mos seguidos de nos perdem a letra s, por isso o certo é alimentemo-nos.

Posto isso, concluímos que a frase dita pela personagem pode ser construída de duas maneiras diferentes:

1ª: Referindo-se à segunda pessoa do singular (tu):

- Chega cedo, dorme oito horas, alimenta-te bem, minha filha.

2ª: Referindo-se à terceira pessoa do singular (você):

- Chegue cedo, durma oito horas, alimente-se bem, minha filha.

Como a referida personagem trata sua filha de “você”, a frase elaborada por ela deveria ser a segunda:

- Chegue, cedo, durma oito horas, alimente-se bem, minha filha.

Em tempo, se o imperativo for negativo, será conjugado como o presente do subjuntivo:

- Não chegues tu, não chegue você, não cheguemos nós, não chegueis vós, não cheguem vocês.
- Não durmas, não durma, não durmamos, não durmais, não durmam.
- Não te alimentes, não se alimente, não nos alimentemos, não vos alimenteis, não se alimentem.

Se a frase fosse construída no imperativo negativo, teríamos o seguinte:

1ª: Tu = Não chegues cedo, não durmas oito horas, não te alimentes bem, minha filha.
2ª: Você = Não chegue cedo, não durma oito horas, não se alimente bem, minha filha.

O segredo é pensar bem antes de construir uma frase em que haja ordem, pedido ou conselho. Falar bem é uma virtude que todos deveriam procurar ter. Veja mais exemplos de imperativo:

- Mande-me seu endereço o mais rápido possível. (Certa; poderia também ser Manda-me (tu) teu endereço....)
- Sente-se, que irei chamar seu pai. (Certa; poderia também ser Senta-te (tu), que irei chamar teu pai)
- Não me deixa, por favor!  Eu te amo muito. (Errada; o certo é Não me deixe (você), por favor! Eu a amo muito ou Não me deixes (tu), por favor! Eu te amo muito)
- Presta atenção à aula, menino, senão não aprenderá nada. (Errada; o certo é Presta atenção (tu) à aula, menino, senão não aprenderás nada ou Preste atenção (você) à aula, menino, senão não aprenderá nada)
- Já lhe disse várias vezes: Cala a boca! (Errada; o certo é Já lhe disse várias vezes: Cale a boca! ou Já te disse várias vezes: Cala a boca (tu)!)
- Vem pra cá, Charlene. Você não se arrependerá. (Errada; o certo é Venha para cá, Charlene. Você não se arrependerá ou Vem para cá, Charlene. Tu não te arrependerás)
- Não me faça ficar te esperando muito tempo! (Errada; o certo é Não me faças (tu) ficar esperando-te muito tempo ou Não me faça (você) ficar esperando-a muito tempo)
- Controle-se. Cuide de seu colesterol. (Certa; poderia também ser Controla-te (tu). Cuida de teu colesterol)


Nenhum comentário: