segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Barroco - Cenário histórico

Barroco - Cenário histórico

Em 1517, o sacerdote alemão Martinho Lutero protestou contra a doutrina da Igreja Católica e propôs uma reforma no catolicismo, provocando uma revolução religiosa na Europa denominada de Reforma Protestante.

A Igreja Católica respondeu com a Contrarreforma, iniciada no Concílio de Trento (1545 a 1563), o mais longo concílio ecumênico da história e o que emitiu o maior número de decretos dogmáticos, até hoje vigentes, como os sacramentos, o pecado original, o ritual da missa, o celibato clerical e o culto aos santos.

Estabeleceu-se a divisão da cristandade entre protestantes e católicos. Nos Estados protestantes, o Renascimento continuou a se desenvolver; nos católicos, reprimiu-se toda manifestação contrária à Igreja Católica (Tribunal da Inquisição)

O homem da época tentava conciliar os valores humanos despertados pelo Renascimento com as ideias de submissão perante Deus e a Igreja: Antropocentrismo x Teocentrismo.

Essas contradições resultaram um movimento artístico que expressava as atitudes também contraditórias do homem diante do mundo, da vida, dos sentimentos e de si mesmo. A esse movimento chamou-se Barroco.

O homem se vê entre o divino e o humano, o carnal e o espiritual, o pecado e a salvação, o bem e o mal, por isso nas poesias barrocas há muitas antíteses, paradoxos e interrogações.

Temas frequentes na Literatura Barroca:

- Fugacidade da vida e instabilidade das coisas;
- Morte, expressão máxima da efemeridade das coisas;
- Concepção do tempo como agente da morte e da dissolução das coisas;
- Castigo, como decorrência do pecado;
- Arrependimento;
- Narração de cenas trágicas;
- Erotismo;
- Misticismo;
- Apego à religião.
- Cultismo: caracteriza-se pelo uso de linguagem rebuscada, culta, extravagante, repleta de jogos de palavras e do emprego de figuras, como metáforas e hipérboles. É influênciado pelo poeta espanhol Quevedo, por isso também é chamado de Quevedismo.
- Conceptismo: ocorre principalmente na prosa; é marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo uma raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada. A organização das frases obedece a uma ordem rigorosa, com o intuito de convencer e ensinar. É influenciado pelo poeta espanhol Gôngora, por isso é também chamado de Gongorismo.

O Barroco no Brasil

No final do séc. XVI, os jesuítas usavam o estilo conceptista para catequizar os colonos. A partir do séc.  XVII, expandiu-se, especialmente na Bahia, por meio das igrejas, cuja função era ensinar o caminho da religiosidade e da moral.

A primeira obra considerada barroca, no Brasil, foi Prosopopeia, de Bento Teixeira. 
Os principais autores brasileiros são Gregório de Matos Guerra (cultismo) e Padre Antônio Vieira (conceptismo).

Nenhum comentário: