sexta-feira, 17 de agosto de 2012

As moças chegaram rápido à festa!


Adjetivo é a classe de palavras que modificam substantivos ou palavras substantivadas, como pronomes, atribuindo-lhes estado, qualidade ou modo de ser. Quando, por exemplo, se diz que o guepardo é o mamífero mais veloz do planeta, usa-se o adjetivo veloz para qualificar o substantivo mamífero, atribuindo-lhe uma qualidade. Caso se pluralize o substantivo, pluralizar-se-á o adjetivo também, pois este concorda em gênero e número com aquele, ou seja, se o substantivo for masculino ou feminino, singular ou plural, o adjetivo também o será.
Se, por exemplo, a frase apresentada no parágrafo anterior tiver o substantivo no plural, o adjetivo também estará no plural: os guepardos são os mamíferos mais velozes do planeta. Há, porém, algumas situações em que o adjetivo ficará invariável. Vejamo-las: 


1- Adjetivo adverbializado: É o adjetivo que, na situação apresentada, funciona como advérbio, ou seja, palavra que modifica verbo, adjetivo ou outro advérbio.A frase mais conhecida de adjetivo adverbializado, no Brasil, é a da propaganda da cerveja Skol: A cerveja que desce redondo. Nessa frase, o adjetivo redondo não modifica o substantivo cerveja, mas sim o verbo descer. Não é a cerveja que é redonda, e sim o modo como ela desce: redondamente.
Na frase apresentada no início deste texto, há um adjetivo adverbializado: rápido, pois não são as moças rápidas, mas sim o modo como chegaram à festa: rapidamente. Veja outros exemplos: “ As aves voavam baixo”; “ Meninas, falem mais alto”. 


2- Substantivo adjetivado: É o substantivo que, na situação apresentada, funciona como adjetivo, ou seja, palavra que modifica outro substantivo. Ocorre comumente com nomes de cores: prata, pérola, musgo, rosa, cinza, salmão, pastel, chumbo, etc. Veja alguns exemplos: As mulheres gostam de roupas com tons pastel”; “ Os ternos palha saíram de moda. Agora, usam-se mais os cinza e os pretos”.  


3- Adjetivo composto com substantivo adjetivado: Adjetivo composto é a formação com dois ou mais adjetivos, comumente unidos por hífen, que modifica um substantivo. Por exemplo, há problema econômico e há também problema financeiro; e há problema tanto econômico quanto financeiro. Há, portanto, problema econômico-financeiro. Em se tratando de concordância, apenas o último elemento concordará com o substantivo; os demais ficarão na forma masculina, singular. Por exemplo, pluralizando-se problemas, haverá problemas econômico-financeiros. Substituindo-se problemas por situaçõesSituações econômico-financeiras. Num caso, porém, o adjetivo composto ficará invariável: quando o segundo elemento for um substantivo adjetivado, ou seja, quando o segundo elemento for representado por uma palavra que originalmente seja substantivo. Por exemplo: verde-bandeira, verde-abacate, verde-água, verde-mar, verde-esmeralda, amarelo-canário, amarelo-enxofre, etc. Veja alguns exemplos: “Ela tem olhos verde-mar”; “Comprei duas almofadas amarelo-canário”.


4- Alguns adjetivos compostos são invariáveis: 
Azul-marinho: Comprei duas calças azul-marinho.
Azul-celeste: As camisetas azul-celeste foram todas vendidas.
Ultravioleta: Raios ultravioleta.
Cor-de-rosa: As saias cor-de-rosa estão na moda.
Por outro lado, há dois adjetivos compostos cujos elementos variam todos: 
Surdo-mudo, surda-muda, surdos-mudos, surdas-mudas
Pele-vermelha, peles-vermelhas


Obs.: Quanto ao uso do hífen em cor-de-rosa, ocorre o seguinte: Antes de acontecer a Reforma Ortográfica, usava-se hífen em todos os adjetivos compostos iniciados por "cor-de", como em cor-da-pele, cor-de-carne, cor-de-rosa, etc. Com a Reforma, somente cor-de-rosa manteve o hífen. Todos os demais são grafados sem hífen: cor da pele, cor de carne, cor de vinho, cor de café, etc.

Nenhum comentário: