domingo, 27 de julho de 2008

Traga-me um copo d´água; tenho sede...

O modo imperativo é o que indica ordem, pedido, conselho ou apelo. Escute a explicação do prof. Dílson Catarino acerca desse modo, no programa Todas as Letras, da Rádio Universidade FM, da UEL: Traga-me um copo d´água; tenho sede...

Um comentário:

Unknown disse...

Bela música.

Professor, o senhor pode me ajudar neste exercício:

Em uma das alternativas abaixo, o verbo está em desacordo com a norma culta. Assinale-a.
A) Lastimo que você seja parente dele: não há como evitar a pena e, pior, ela deve ser longa.
B) Caso ele for fazer o trabalho escolar na minha casa, vamos precisar encomendar algo para comer.
C) De qualquer jeito, o professor quer que eu vá à reunião. Diz que minha presença é necessária, não sei por quê.
D) Se ele supuser que os frades estejam na Capela de Santa Filomena, vai perder um tempo imenso.
E) Como Juca permaneceu muito tempo em cada time em que jogou, fazia meses que ele não estreava.