terça-feira, 8 de julho de 2008

Rapidinha 21 – Verbo reaver

O verbo reaver, cujo significado é recuperar, tornar a haver, é conjugado como o verbo haver. Porém, só nas pessoas em que haver possuir a letra v. ele é, portanto, verbo defectivo. Defectivo é o verbo que não é conjugado em todas as pessoas.

No presente do indicativo, o verbo haver tem a letra v apenas em nós e vós:

Nós havemos

Vós haveis

O verbo reaver, portanto, possui somente essas duas pessoas.

Nós reavemos

Vós reaveis

As outras pessoas devem ser trocadas por um verbo sinônimo. Por exemplo, recuperar: eu recupero, tu recuperas...

No presente do subjuntivo, o verbo haver não tem a letra v em pessoa alguma (que eu haja, tu hajas, ele haja...). O verbo reaver, portanto, não é conjugado nesse tempo.

No pretérito perfeito do indicativo, o verbo haver tem v em todas as pessoas (eu houve, tu houveste, ele houve, nós houvemos, vós houvestes, eles houveram). O verbo reaver, portanto, tem a mesma conjugação: (eu reouve, tu reouveste, ele reouve...)

Veja alguns exemplos:

  • Tenho certeza de que amanhã reaverei meus documentos.
  • Se reouver o dinheiro roubado, farei uma festa.
  • Ele reouve seu emprego.

Veja a conjugação completa de reaver no Gramática On-line.

Nenhum comentário: