terça-feira, 8 de julho de 2008

Rapidinha 18 – Formas rizotônicas e arrizotônicas

Formas rizotônicas são aquelas cuja sílaba tônica está no radical. Arrizotônicas são as que têm a sílaba tônica fora do radical. Encontra-se o radical de um verbo, retirando-se a terminação ar, er ou ir.

Existem apenas oito formas rizotônicas: eu, tu, ele e eles do presente do indicativo e eu, tu, ele e eles do presente do subjuntivo. Observe a conjugação do verbo cantar no presente do indicativo. O radical de cantar é cant:

Eu CANto

Tu CANtas

Ele CANta

Nós canTAmos

Vós canTAIS

Eles CANtam

3 comentários:

Anônimo disse...

olá professor, parabens pelo blog...gostaria de saber se o senhor poderia explicar por que na frase "alunos sentados" a palavra "sentados" fica no plural e na frase "alunos em pé" não é possivel...como se explica isso sintaticamente? qual papel cada palavra representa neste caso? muito obrigado....Otto

Dílson Catarino disse...

A explicação é a seguinte: "sentado" é adjetivo e, como tal, concorda com o substantivo a que se refere. O substantivo é "alunos", masculino, plural. O adjetivo, portanto, deve concordar no masculino, plural: sentados.
Já "em pé" é uma locução invariável. Sempre será "em pé", ou "de pé", seja o substantivo masculino ou feminino, singular ou plural.

Vany disse...

Olá professo, parabéns seu blog é show, gostaria de saber qual dessas palavras é rizotonicas, estudo, deixarei, estudei, venderei.Questão de uma prova e qual a maneira mais simples de identificar desde já agradeço sua atenção.