terça-feira, 1 de julho de 2008

Pretérito perfeito do indicativo e derivados

Na Língua Portuguesa, para se conjugar um verbo, basta saber três estruturas verbais:

  • A primeira pessoa do singular do presente do indicativo;
  • A terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo;
  • O infinitivo.

Caracterizamos o pretérito perfeito do indicativo por meio do advérbio ontem..., ou seja, quando se quiser conjugar um verbo nesse tempo, basta pensar nesse advérbio: Ontem eles estudaram. Aí está a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo. Por meio dessa pessoa, conjugam-se três dos mais complexos tempos verbais da Língua Portuguesa: o pretérito mais-que-perfeito do indicativo, o futuro do subjuntivo e o pretérito imperfeito do subjuntivo.

Pretérito perfeito do indicativo: Indica ação ou estado passado que se estagnou, ou seja, que ocorreu em determinado momento do passado sem continuidade. É formado pelo radical do verbo acrescido da vogal temática às seguintes pessoas: tu, nós, vós e eles. À primeira pessoa do singular se acrescenta ei nos verbos de primeira conjugação (ar) e i nos de segunda (er) e nos de terceira conjugação (ir). Acrescentam-se, ainda, as desinências ste à segunda pessoa do singular, tu; mos à primeira pessoa do plural, nós; stes à segunda pessoa do plural, vós; em à terceira pessoa do plural, eles.

Pretérito perfeito do indicativo:

Ontem 

desinências

estud

ei

estuda

ste

estud

ou

estuda

mos

estuda

stes

estuda

ram

Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Indica ação ou estado passado com relação ao pretérito perfeito. É formado pela retirada da letra m da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo: Ontem eles estudaram – m: estudara é a base do pretérito mais-que-perfeito do indicativo. Acrescentam-se, ainda, as seguintes desinências: s, para a segunda pessoa do singular, tu; mos para a primeira pessoa do plural, nós, que recebe acento na antepenúltima sílaba: estudáramos; is para a segunda pessoa do plural, vós, que recebe acento na penúltima sílaba e tem a troca do último a por e: estudáreis; m para a terceira pessoa do plural, eles.

Pretérito mais-que-perfeito do indicativo

Ontem eles estudaram

(– m)

desinências

estudara 

-

estudara 

s

estudara 

-

estudára

mos

estudáre

is

estudara 

m

Futuro do subjuntivo: Indica uma hipótese ou uma eventualidade de uma situação no futuro. É caracterizado pela conjunção quando ou pela conjunção se. É formado pela retirada das letras am da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo: Ontem eles estudaram – am: estudar é a base do futuro do subjuntivo. Acrescentam-se, ainda, as seguintes desinências: es, para a segunda pessoa do singular, tu; mos para a primeira pessoa do plural, nós; des para a segunda pessoa do plural, vós; em para a terceira pessoa do plural, eles.

Futuro do subjuntivo

Ontem eles estudaram

(– am)

desinências

estudar

-

estudar

es

estudar

-

estudar

mos

estudar

des

estudar

em

Pretérito imperfeito do subjuntivo: Indica ação passada que não se estagnou, ou seja, com continuidade. Carateriza-se pela expressão Naquela época, todos os dias... É formado pela retirada das letras ram da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e pelo acréscimo da desinência sse: Ontem eles estudaram – ram + sse: estudasse é a base do pretérito imperfeito do subjuntivo. Acrescentam-se, ainda, as seguintes desinências: s, para a segunda pessoa do singular, tu; mos para a primeira pessoa do plural, nós, que recebe acento na antepenúltima sílaba: estudáramos; is para a segunda pessoa do plural, vós, que recebe acento na penúltima sílaba e tem a troca do último a por e: estudáreis; m para a terceira pessoa do plural, eles.

Pretérito imperfeito do subjuntivo:

Ontem eles estudaram

(– ram + sse)

desinências

estudasse

-

estudasse

s

estudasse

-

estudásse

mos

estudásse

is

estudasse

m

3 comentários:

Anônimo disse...

ola desculpe ter que fazer uma pergunta que nao tem nada a ver com postagem mais preciso de ajuda ja nem aguento mais tenho que entende essa questa me ajude explicando qual resposta certa e porque as outras estao erradas ficarei agadecida
FUVEST) Aponte a alternativa correta:
a) Considerou perigosos o argumento e a decisão.
b) É um relógio que torna inesquecível todas as horas.
c) Já faziam meses que ela não a via.
d) Os atentados que houveram deixaram perplexa a população.
e) A quem pertence essas canetas?

Anônimo disse...

meu e vanessa emeu email naginha_bc@hotmail.com se poder me envie a resposta sobre fuvest

Dílson Catarino disse...

Considerou perigosos o argumento e a decisão.
Certa: O argumento e a decisão são perigosos.

É um relógio que torna inesquecível todas as horas.
Errada: As horas são inesquecíveis.

Já faziam meses que ela não a via.
Errada: verbo fazer indicando tempo decorrido tem de ficar no singular: fazia meses.

Os atentados que houveram deixaram perplexa a população.
Errada: verbo haver significando acontecer tem de ficar no singular: houve atentados.

A quem pertence essas canetas?
Errada: as canetas pertencem a alguém