terça-feira, 1 de julho de 2008

Futuro do presente e futuro do pretérito

Na Língua Portuguesa, para se conjugar um verbo, basta saber três estruturas verbais:

  • A primeira pessoa do singular do presente do indicativo;
  • A terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo;
  • O infinitivo.

O infinitivo é o próprio nome do verbo. Quem perguntar qual o infinitivo de tal verbo, acaba de dar a resposta: o infinitivo de cantar é cantar. A partir do infinitivo, forma-se o infinitivo flexionado e três tempos verbais: o pretérito imperfeito do indicativo, o futuro do presente e o futuro do pretérito. Aqui veremos o infinitivo e os dois tempos do futuro:

Caracterizamos o futuro do presente por meio do advérbio Amanhã..., ou seja, quando se quiser conjugar um verbo nesse tempo, basta pensar nisso: Amanhã eu cantarei. Aí está o futuro do presente, na primeira pessoa do singular. Ao infinitivo de qualquer verbo, acrescentam-se as seguintes desinências: ei, para a primeira pessoa do singular, eu; ás, para a segunda pessoa do singular, tu; á, para a terceira pessoa do singular, ele;
emos para a primeira pessoa do plural, nós; eis para a segunda pessoa do plural, vós; ão para a terceira pessoa do plural, eles.

Três verbos não terão como base o infinitivo para a formação do futuro do presente: dizer, trazer e fazer. Forma-se tal tempo, com a retirada das letras ze: trarei, trarás, trará, traremos, trareis, trarão.

Amanhã...

desinências

estudar

ei

estudar

ás

estudar

á

estudar

emos

estudar

eis

estudar

ão

Caracterizamos o futuro do pretérito por meio da expressão Se você ...sse, eu também ...ria, em que sse é a desinência do pretérito imperfeito do subjuntivo, e ria, do futuro do pretérito. Se quiser conjugar um verbo nesse tempo, basta pensar nisso: Se você estudasse, aprenderia. Aí está o futuro do pretérito, na terceira pessoa do singular. Ao infinitivo de qualquer verbo, acrescentam-se as seguintes desinências: ia, para a primeira pessoa do singular, eu; ias, para a segunda pessoa do singular, tu; ia, para a terceira pessoa do singular, ele;
íamos para a primeira pessoa do plural, nós; íeis para a segunda pessoa do plural, vós; iam para a terceira pessoa do plural, eles.

Três verbos não terão como base o infinitivo para a formação do futuro do presente: dizer, trazer e fazer. Forma-se tal tempo, com a retirada das letras ze: diria, dirias, diria, diríamos, diríeis, diriam.


 

Se eu fosse você, eu...

desinências

estudar

ia

estudar

ias

estudar

ia

estudar

íamos

estudar

íeis

estudar

iam

Caracterizamos o infinitivo flexionado por meio da expressão Era para eu.... Se quiser conjugar um verbo nesse tempo, basta pensar nisso: Era para eu estudar. Aí está o infinitivo flexionado, na primeira pessoa do singular. Ao infinitivo de qualquer verbo, acrescentam-se as seguintes desinências: es, para a segunda pessoa do singular, tu; mos para a primeira pessoa do plural, nós; des para a segunda pessoa do plural, vós; em para a terceira pessoa do plural, eles.

Era para...

desinências

estudar

-

estudar

es

estudar

-

estudar

mos

estudar

des

estudar

em

11 comentários:

@Tainara disse...

oi td bem vc é muito inteligente só que eu queria mesmo era saber o verbo presente do preterito ta bjos

Dílson Catarino disse...

Olá, Taynara,
Há um equívoco em sua pesquisa,uma vez que "presente do pretérito" não existe.

Unknown disse...

Taynara da licença que na verdade você procura futuro do pretérito ou futuro do presente se decida.

Administrador disse...

Olá tudo bem, gostaria de parabenizar o seu blog.

Tirei as dúvidas do meu filho e a minha também.

Unknown disse...

Nossaa!!
voce é o ''maximo'' hauhauahu
Brincando... enfim.. Parabens mesmoooo pelo seu blog! Esclareceu TODAS minhas duvidas!!
OBS: Fexei a prova de Portugues!!!
Brigadãããoo

jurvi disse...

Parabéns pelo Blog. Aprendi muito. Sou estudante do 7º semestre de Letras.EStou no estágio e procurava uma explicação sobre a diferença entre o futuro do presente e o futuro do pretérito no modo indicativo. Valeu!!! obrigado!!

Bruno Carr disse...

cara consegui fazer minha tarefa e tirei dez por causa da sua explicação seu blog está de parabens

Julia Santos disse...

eu tenho 11 anos estou no 5° ano e minha professora manda eu fazer isso toda hora e gostei do seu blog hahahahaha, beijos

Habbint Hotel disse...

Tenho 10 anos , estou no 5° ano , matéria muito usada nesse ano , Obrigada , me ajudou muito na Tarefa de Casa , Sucesso pra você . Beijos Adriele (:

Edgard disse...

Desculpe-me mas acho que você poderia ter postado assim:
• A primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Exemplo:Eu escrevo;
• A terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo. Exemplo:Eles/elas escreveram;
• O infinitivo. Exemplo: escrever

Unknown disse...

a mesma coisa aconteceu com migo e a adriele e tbm sou 5° ano e me chamo Adriele