Quando o verbo estiver no futuro do presente (-ei, -ás, -á, -emos, -eis, -ão) ou no futuro do pretérito (-ria, -rias, -ria, -ríamos, -ríeis, -riam) e não houver palavra atrativa alguma, ocorre, facultativamente, mesóclise (colocação do pronome oblíquo átono no meio do verbo) ou próclise (colocação do pronome oblíquo átono antes do verbo), a não ser que o verbo esteja no início da frase, onde é proibido usar próclise. Por exemplo:
- Eles se esforçariam mais se tivessem mais estímulo.
- Eles esforçar-se-iam mais se tivessem mais estímulo.
- Por este processo, ter-se-iam obtido melhores resultados. Nessa frase, não há possibilidade de ocorrer próclise porque o verbo está no início da frase.
3 comentários:
Professor Dilson,
Acabo de, pela primeira vez, ler o seu Blog. Gostei muito! Obrigada, por fazê-lo possível.
Beth
Caro professor, estou com dúvida em relação à análise da oração "Por este processo, ter-se-iam obtido melhores resultados."
"Teria (ter-se-iam) obtido" não seria uma locução adverbial, e nesse caso, vedado estaria o uso da mesóclise?
O que há não é locução adverbial, e sim locução verbal - "teriam obtido". Como há vírgula após "processo", não há possibilidade de se colocar o pronome antes do verbo auxiliar da locução - "teriam"; como o verbo principal da locução verbal - obtido - está no particípio, não há possibilidade de se colocar o pronome depois dele; como o verbo auxiliar está conjugado no futuro do pretérito, a única possibilidade é a mesóclise.
Postar um comentário