domingo, 24 de abril de 2011

Gêneros literários

Gênero Lírico:
A palavra “lírico” provém de “lira”, instrumento musical que, na Antiguidade Clássica, os poetas dedilhavam enquanto declamavam poemas. O gênero lírico relaciona-se, pois, à poesia.

Gênero épico:

A palavra “épico” liga-se ao conceito de epopeia, um tipo de texto narrativo, geralmente composto em versos, que trata de modo grandioso o feito de um herói ou de um povo.

Gênero dramático:

Dramático é o gênero literário em que uma forma de escrita muito específica nos mostra que o texto é produzido com a explícita intenção de ser representado. Assim, nele aparecem indicações de cenário, orientações acerca da ação das personagens e a identificação das falas.

Romance:

Romance é uma descrição longa das ações e sentimentos de personagens fictícias, numa transposição da vida para um plano artístico.

Conto:

Conto é uma narrativa pouco extensa, concisa, e que contém unidade dramática, concentrando-se a ação num único ponto de interesse:

Crônica:

Crônica é um texto jornalístico redigido de forma livre e pessoal e que tem como tema fatos ou ideias da atualidade, de teor artístico, político, esportivo, ou simplesmente relativos à vida cotidiana.

Nenhum comentário: