terça-feira, 1 de julho de 2008

Futuro do presente e futuro do pretérito

Na Língua Portuguesa, para se conjugar um verbo, basta saber três estruturas verbais:

  • A primeira pessoa do singular do presente do indicativo;
  • A terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo;
  • O infinitivo.

O infinitivo é o próprio nome do verbo. Quem perguntar qual o infinitivo de tal verbo, acaba de dar a resposta: o infinitivo de cantar é cantar. A partir do infinitivo, forma-se o infinitivo flexionado e três tempos verbais: o pretérito imperfeito do indicativo, o futuro do presente e o futuro do pretérito. Aqui veremos o infinitivo e os dois tempos do futuro:

Caracterizamos o futuro do presente por meio do advérbio Amanhã..., ou seja, quando se quiser conjugar um verbo nesse tempo, basta pensar nisso: Amanhã eu cantarei. Aí está o futuro do presente, na primeira pessoa do singular. Ao infinitivo de qualquer verbo, acrescentam-se as seguintes desinências: ei, para a primeira pessoa do singular, eu; ás, para a segunda pessoa do singular, tu; á, para a terceira pessoa do singular, ele;
emos para a primeira pessoa do plural, nós; eis para a segunda pessoa do plural, vós; ão para a terceira pessoa do plural, eles.

Três verbos não terão como base o infinitivo para a formação do futuro do presente: dizer, trazer e fazer. Forma-se tal tempo, com a retirada das letras ze: trarei, trarás, trará, traremos, trareis, trarão.

Amanhã...

desinências

estudar

ei

estudar

ás

estudar

á

estudar

emos

estudar

eis

estudar

ão

Caracterizamos o futuro do pretérito por meio da expressão Se você ...sse, eu também ...ria, em que sse é a desinência do pretérito imperfeito do subjuntivo, e ria, do futuro do pretérito. Se quiser conjugar um verbo nesse tempo, basta pensar nisso: Se você estudasse, aprenderia. Aí está o futuro do pretérito, na terceira pessoa do singular. Ao infinitivo de qualquer verbo, acrescentam-se as seguintes desinências: ia, para a primeira pessoa do singular, eu; ias, para a segunda pessoa do singular, tu; ia, para a terceira pessoa do singular, ele;
íamos para a primeira pessoa do plural, nós; íeis para a segunda pessoa do plural, vós; iam para a terceira pessoa do plural, eles.

Três verbos não terão como base o infinitivo para a formação do futuro do presente: dizer, trazer e fazer. Forma-se tal tempo, com a retirada das letras ze: diria, dirias, diria, diríamos, diríeis, diriam.


 

Se eu fosse você, eu...

desinências

estudar

ia

estudar

ias

estudar

ia

estudar

íamos

estudar

íeis

estudar

iam

Caracterizamos o infinitivo flexionado por meio da expressão Era para eu.... Se quiser conjugar um verbo nesse tempo, basta pensar nisso: Era para eu estudar. Aí está o infinitivo flexionado, na primeira pessoa do singular. Ao infinitivo de qualquer verbo, acrescentam-se as seguintes desinências: es, para a segunda pessoa do singular, tu; mos para a primeira pessoa do plural, nós; des para a segunda pessoa do plural, vós; em para a terceira pessoa do plural, eles.

Era para...

desinências

estudar

-

estudar

es

estudar

-

estudar

mos

estudar

des

estudar

em

11 comentários:

taynara disse...

oi td bem vc é muito inteligente só que eu queria mesmo era saber o verbo presente do preterito ta bjos

Dílson Catarino disse...

Olá, Taynara,
Há um equívoco em sua pesquisa,uma vez que "presente do pretérito" não existe.

carolszlaryssa@hotmail.com disse...

Taynara da licença que na verdade você procura futuro do pretérito ou futuro do presente se decida.

Tecnologia disse...

Olá tudo bem, gostaria de parabenizar o seu blog.

Tirei as dúvidas do meu filho e a minha também.

Zeh disse...

Nossaa!!
voce é o ''maximo'' hauhauahu
Brincando... enfim.. Parabens mesmoooo pelo seu blog! Esclareceu TODAS minhas duvidas!!
OBS: Fexei a prova de Portugues!!!
Brigadãããoo

jurviegas disse...

Parabéns pelo Blog. Aprendi muito. Sou estudante do 7º semestre de Letras.EStou no estágio e procurava uma explicação sobre a diferença entre o futuro do presente e o futuro do pretérito no modo indicativo. Valeu!!! obrigado!!

Bruno Carr disse...

cara consegui fazer minha tarefa e tirei dez por causa da sua explicação seu blog está de parabens

JuhJuh11 disse...

eu tenho 11 anos estou no 5° ano e minha professora manda eu fazer isso toda hora e gostei do seu blog hahahahaha, beijos

Habbint Hotel disse...

Tenho 10 anos , estou no 5° ano , matéria muito usada nesse ano , Obrigada , me ajudou muito na Tarefa de Casa , Sucesso pra você . Beijos Adriele (:

Edgard disse...

Desculpe-me mas acho que você poderia ter postado assim:
• A primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Exemplo:Eu escrevo;
• A terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo. Exemplo:Eles/elas escreveram;
• O infinitivo. Exemplo: escrever

paloma eduarda disse...

a mesma coisa aconteceu com migo e a adriele e tbm sou 5° ano e me chamo Adriele