quinta-feira, 28 de julho de 2016

Das 7h às 8h / De 7h a 8h

Já vimos que o adequado, quanto aos dias da semana, é escrever sem crase um intervalo de tempo de um dia a outro, como "de segunda a sexta". E num intervalo de tempo de uma hora a outra? A regra é a mesma? 

Deve-se observar a primeira hora apresentada. Se houver artigo antes da primeira, haverá antes da segunda também; se não houver artigo antes da primeira, tampouco haverá antes da segunda. Por exemplo:

- As aulas ocorrem das 8h às 12h. 

Como antes de "8h" há artigo - "das = de (preposição) + as (artigo) -, antes de "12h" também o haverá, juntamente com a preposição "a", por isso o acento indicador de crase. 

- As aulas ocorrem de 8h a 12h. 

Como antes de "8h" não há artigo, e sim somente a preposição "de", antes de "12h" também não haverá, e sim só a preposição "a". Não há, portanto, o acento indicador de crase. 

Sabe aqueles fôlderes de eventos, congressos e conferências? E mesmo os horários de aulas afixados em editais? Além das duas possibilidades vistas, há uma terceira, que é a não utilização de preposição nem de artigo antes da primeira hora e só a preposição "a", sem crase, antes da segunda. Por exemplo:

- Das 8h às 12h. 
- De 8h a 12h. 
- 8h a 12h. 

Um comentário:

Slim disse...

Muito obrigado, ajudou bastante. :)