sexta-feira, 23 de setembro de 2011

É chegada a primavera.


É chegada a primavera, a mais bela das estações! As plantas da minha casa já estão mais alegres, pois sabem que o momento das flores, dos polens e dos novos frutos está à espreita, só esperando para tomar conta do jardim e dos vasos internos.
Lá, no canto do jardim, está a jabuticabeira, ansiosa para florescer. Ela sabe que, em breve, das flores brancas de seus galhos surgirão centenas de olhos negros a fitarem as borboletas amarelas que por ali costumam passear e as florezinhas roxas das plantinhas que vivem aos seus pés, aproveitando a sombra de seus galhos exuberantemente folhosos.
Do lado oposto, fica o ipê-rosa, já saudoso do início do inverno quando estava cheio de flores, sem uma folha sequer. A árvore toda ficava rosa, à exceção do caule e dos ramos. Altiva, ficava a observar, por sobre o muro, e a provocar inveja, com sua beleza, à sibipiruna, a imensa árvore que mora na calçada da esquina de casa e aonde vem, de vez em quando, um pica-pau-de-cabeça-amarela para comer as larvas dos insetos que por ali habitam. Vários outros pássaros se divertem por ali todos os dias: beija-flores, bem-te-vis e, segundo o jardineiro de casa, até sabiás-do-campo com seu canto penetrante.



OTTO, LILLY E JUJUBA.



Entre as duas árvores, há um gramado, onde os irmãos Otto e Lilly, nossos vira-latas adotados, gostam de correr, brincar e perseguir Jujuba, nossa gatinha preta de olhos brilhantes amarelos, que Teté e Natália recolheram da rua e que hoje é o nosso xodozinho. Ela foge deles subindo nos arbustos que enfeitam o jardim da entrada de casa, principalmente nos dois enormes, que têm mais de vinte anos e que já, já contarão com aquela fina poeira chamada pólen esvoaçando por ali, anunciando a retirada do inverno e o ingresso da primavera. Quem não gosta muito disso é Phoebe, nossa gata persa de quase doze anos, que é alérgica e vive espirrando pela casa, o dia todo.
À porta da sala, um vaso de espadas-de-são-jorge dá as boas-vindas aos amigos que nos vêm visitar. Recebe esse nome porque a cultura popular diz que, como São Jorge, o santo, ela tem capacidade de proteger, purificar e ‘cortar’ inveja e mau-olhado. Em casa está não por isso, mas por ser bonita mesmo.



JIBOIA, SAMAMBAIAS, RÁFIAS E ANTÚRIO.



Já no interior da casa, uma jiboia embeleza a sala com suas folhas verdes-amarelas vistosas e reluzentes, dando vida ao local. Ali perto, no jardim de inverno, onde nos sentamos para ouvir música e conversar aos finais de semana, samambaias deixam seus galhos vergarem-se, tentando alcançar o chão, e ráfias, ao contrário, buscam o alto da casa. E a observar tudo isso, está o antúrio com suas flores vermelhas brilhantes; até parecem artificiais de tão perfeitas.
Assim é a minha casa o ano todo. Ela não é para mim apenas o meu local de refúgio, aonde volto para me esconder do mundo ou para me adentrar em meu próprio mundo. A minha casa é para mim a minha festa (alegre e eterna), é entrar em um parar o tempo, é sorrir, é brincar, é amar. A minha casa é para mim o meu Shangri-lá, minha luz, minha euforia, que me seduz, tênue, com vigor, que me alimenta, que me apraz em deleite. A minha casa é para mim a harmonia, a graciosidade, o meu leito de exatidão. A minha fonte de lucidez. Nenhures se igualiza à minha casa no seu desenrolar preguiçoso. É isso que me faz idolátrico por tudo que há na minha casa.



MAIOR É A ALEGRIA.



Durante a primavera, maior é a alegria da minha casa, pois não somente eu, mas nós que moramos na nossa casa sabemos que novas flores chegarão, novas plantas surgirão, novos tempos se anunciarão. Sabemos que isso tudo, além de embelezar nossa casa, embeleza nossa vida, o que enriquece os nossos relacionamentos, tanto os relacionamentos com nós mesmos, que moramos na nossa casa, quanto os com os animais que nos alegram mais ainda e com os amigos que sempre estão a nos visitar.
A vida melhora assim; a afetividade aumenta assim, e é assim que quero viver com Teté, Luana e Natália, com Otto, Lilly, Phoebe e Jujuba, com as flores e as plantas, com os arbustos e as árvores, e comigo mesmo! Vida alegre e com muita harmonia!

Nenhum comentário: