quinta-feira, 30 de junho de 2011

Camões - poesias líricas e poema épico

Poesias líricas:

- Nas poesias líricas de Camões encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX.
- Tratam do amor, da transformação, do tempo.
- Reflexões acerca de aspectos sentimentais e espirituais.
- Insegurança e incerteza
- Personificação ou mitificação de sentimentos.

Poema épico:

Os Lusíadas
Poema épico escrito em 10 cantos, 1102 estrofes de oito versos cada e 8816 versos decassílabos heroicos.

Apresenta a viagem de Vasco da Gama de forma não linear, não cronológica.

Partes:

1- Proposição do assunto;
2- Invocação às musas para que o inspirem;
3- Dedicatória a D. Sebastião;
4- Narração;
5- Epílogo.

A narração se inicia com os portugueses já em alto-mar. Descreve o Concílio dos Deuses no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses no Oriente. Alguns deuses são favoráveis a eles, como Vênus e Marte; outros, como Baco, contra. Este deus representa ou mouros, inconformados com a perda do poder no Oriente.

Em Moçambique, Baco prepara uma cilada aos portugueses: disfarçado de velho, incita os mouros a enviarem um piloto aos navegantes para levá-los à derrota. Porém, Cetera, uma deusa, intervém, salvando-os. Em Mombaça, outra artimanha de Baco, mas Vênus e as Ninfas impedem que os navios prossigam e sejam derrotados.

Em Melinde, Vasco da Gama é bem recebido pelo rei e começa a contar a história dos portugueses.

No Canto III, Camões insere um texto lírico, o da história de amor entre D. Pedro e D. Inês de Castro, casal condenado à desgraça pelo amor impossível. D. Inês é assassinada pelo pai de D. Pedro.

Passagem importante da história de Portugal: a descrição da batalha de Aljubarrota, que se travou entre portugueses e castelhanos por ocasião da sucessão da coroa. D. João, Mestre de Avis, assume o trono.

Camões intensifica a imponência do exército português, chegando a deturpar dados históricos.

Fala do Velho de Restelo (praia de onde saíram as naus portuguesas): O ”Velho” acusa de vaidoso o povo português por suas pretensões de conquista.

Episódio do Veloso: Divertido, onde o humor quebra a austeridade. O tripulante Veloso consegue alcançar com muito custo o navio, salvando-se de uma tribo africana.

Gigante Adamastor: Ele surge aos portugueses sob uma forma horrenda, amedrontando-os e anunciando-lhes futuras desgraças. O gigante narra sua história: fora transformado em penedo (grande pedra) ao beijar sua amada, Tétis, esposa de Peleu, que lhe prepara o castigo.

Os doze de Inglaterra: episódio de um romance de cavalaria medieval: cavaleiros portugueses vão à Inglaterra para defender mulheres inglesas.
Ilha dos Amores: lugar das delícias, dos prazeres. Ilha de Vênus, onde houve um banquete.

Nenhum comentário: