sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Rapidinha 26 - Objeto indireto x objeto direto preposicionado

A semelhança entre o objeto indireto e o objeto direto preposicionado reside no fato de ambos serem precedidos de preposição. A diferença, no seguinte fato:

- O objeto indireto é precedido de preposição exigida por verbo transitivo indireto;

- O objeto direto preposicionado é precedido de preposição exigida por ele mesmo, ou seja, a preposição não provirá do verbo, que continua sendo transitivo direto.

Vejamos alguns exemplos:

  • O rapaz aludiu às histórias passadas quando nossa bela Eugênia ainda era praticamente uma criança.

O termo histórias passadas tem a função sintática de objeto indireto, porque é precedido da preposição a, que é exigida pelo verbo aludir, verbo transitivo indireto. Aludir significa fazer referência – Quem alude, alude a algo.

  • Das tardes parisienses ele nunca se esquecerá.

O termo as tardes parisienses tem a função sintática de objeto indireto, porque é precedido da preposição de, que é exigida pelo verbo esquecer-se, que é transitivo indireto. Quem se esquece, esquece-se de algo.

  • Pai, afasta de mim esse cálice.

O termo mim tem a função sintática de objeto indireto, porque é precedido da preposição de, que é exigida pelo verbo afastar, verbo transitivo direto e indireto. Quem afasta, afasta algo de alguém.

  • Saquei da arma e fui ao ataque.

O termo a arma tem a função sintática de objeto direto preposicionado, porque é precedido da preposição de, que não é exigida pelo verbo sacar, verbo transitivo direto. Quem saca, saca algo. A preposição é exigida pelo próprio objeto direto.

Com os verbos puxar, sacar e cumprir é facultativa a preposição de, ou seja, tanto se pode usar o objeto direto quanto o objeto direto preposicionado. Poderia, então, ser escrita a seguinte frase: Saquei a arma...

  • Como beber dessa bebida amarga.

O termo essa bebida amarga tem a função sintática de objeto direto preposicionado, porque é precedido da preposição de, que não é exigida pelo verbo beber, verbo transitivo direto. Quem bebe, bebe algo. A preposição é exigida pelo próprio objeto direto.

Com os verbos beber e comer, se usar o objeto direto, haverá o significado de totalidade; se usar o objeto direto preposicionado, de partes. Se disser, então, Bebi a garrafa de vinho, o significado é que bebi a garrafa toda. Já, se disser Bebi da garrafa de vinho, Oe significado é que bebi apenas partes dela.

Nenhum comentário: