quarta-feira, 4 de junho de 2008

Rapidinha 3 – eu / mim; tu / ti

- Eu / tu: usam-se esses pronomes somente quando exercerem a função de sujeito. Por exemplo:

  • Ele entregou um texto para eu corrigir; (eu vou corrigir)
  • Isto é para eu fazer agora. (eu vou fazer)

- Mim / ti: usam-se esses pronomes quando não exercerem a função de sujeito. Por exemplo:

  • Para mim, a leitura está fácil; (mim, pois não há verbo pedindo eu como sujeito)
  • Não saia sem mim; (mim, pois não há verbo pedindo eu como sujeito)
  • Entre mim e ele há uma grande diferença. (mim, pois não há verbo pedindo eu como sujeito)

Esses pronomes (mim / ti) podem ser usados antes de verbo no infinitivo, caso exerçam a função de complemento de um destes verbos transitivos indiretos: custar, bastar, faltar, restar (custar para ou a alguém; bastar para ou a alguém; restar para ou a alguém; faltar para ou a alguém) ou a função de complemento de adjetivo que acompanha verbo de ligação (ser ou estar, principalmente). Por exemplo:

  • Custou para mim aceitar a situação; Que é que custou? Aceitar a situação. Aceitar a situação custou para quem? Para mim.
  • Basta para mim ter você ao meu lado; Que é que basta? Ter você ao meu lado. Ter você ao meu lado basta para quem? Para mim.
  • Resta para mim pagar as dívidas; Que é que resta? Pagar as dívidas. Pagar as dívidas resta para quem? Para mim.
  • Falta para mim trazer alguns documentos. Que é que falta? Trazer alguns documentos. Trazer alguns documentos falta para quem? Para mim.

Nenhum comentário: