sexta-feira, 20 de junho de 2008

Rapidinha 10 – eu / mim (mais uma vez)

 

prep

mim ti

sem verbo

Exemplo 

Traga os relatórios

para

mim

 
 
 

prep

eu tu

infinitivo com sujeito

Exemplo 

Traga os relatórios 

para 

eu 

ler 

Ou seja, só se usam os pronomes mim e ti se forem antecedidos de preposição (de mim, para mim, a mim, em mim, por mim, contra mim, sobre mim, etc.) e se não houver verbo exigindo sujeito.

Se houver preposição e verbo no inifinitivo exigindo sujeito, devem-se usar os pronomes eu e tu (para eu fazer, de eu falar...)

Cuidado com os casos especiais:

Ser ou estar

adj 

Para ou a

Mim ti 

Infinitivo não-flexionado 

VL 

PS 

-o- 

CN 

OSSS 

Exemplos 

Está 

Difícil 

para 

mim 

Voltar 

É 

útil 

para 

mim 

Estudar 

 

Bastar faltar restar custar 

Para ou a

Mim ti 

Infinitivo não-flexionado

VTI 

-o- 

OI 

OSSS 

Exemplos 

custou 

Para 

mim

Aceitar isso

basta

para

mim

Ter Teté


VL= Verbo de ligação; PS= Predicativo do sujeito; CN= Complemento nominal; OSSS= Oração subordinada substantiva subjetiva; VTI= Verbo transitivo indireto; OI= Objeto indireto.
Os pronomes mim e ti podem ser usados antes de verbo no infinitivo quando exercerem a função de objeto indireto ou de complemento nominal.

Nenhum comentário: