sexta-feira, 2 de maio de 2008

Prefixação e sufixação X Parassíntese

Observe bem as seguintes palavras: apolítico e apadrinhar. Como elas são formadas? Vejamos cada uma delas:

Apolítico: Segundo o dicionário Hoauiss, o adjetivo apolítico significa que não é político, que não apresenta significado político ou que ou aquele que não se interessa por política ou por ela tem aversão. O vocábulo política provém da palavra grega politike que significa ciência dos negócios do Estado ou a administração pública. Por sua vez politike deriva de polis, cujo significado é cidade, a cidade por excelência.

A palavra apolítico, portanto, foi formada pela anteposição do prefixo a, cujo significado é privação, negação, e pela posposição do sufixo –ico formador de adjetivos ao radical polis por meio da consoante de ligação (um infixo) t: a + polis + t + ico.

Apadrinhar: Também é formada pela anteposição do prefixo a, cujo significado é aproximação, e pela posposição do sufixo ar formador de verbos ao radical padrinho.

Ambas as palavras têm, portanto, os mesmos morfemas: prefixo + radical + sufixo. Não são, porém, formadas pelo mesmo processo. Observe que, no vocábulo apolítico, se se retirar o prefixo, haverá a formação de uma palavra pertencente à Língua Portuguesa relacionada com apolítico. Já em apadrinhar não há essa possibilidade; não há como tirar o prefixo nem o sufixo.

Quando houver a possibilidade de eliminar um dos dois – prefixo ou sufixo – dizemos que a palavra é formada por derivação prefixal e sufixal ou por prefixação e sufixação. Quando não houver tal possibilidade, por derivação parassintética ou parassíntese.

Apolítico: derivação prefixal e sufixal.

Apadrinhar: derivação parassintética.

2 comentários:

Reine des Forest disse...

Caro Professor Dilson

Por que no Brasil - dizer-se apolitico- uma pessoa nao interessa em politica- passa a ser sempre interpretado como o universalmente chavao 'todo ser e politico'?
Nao entendo porque um adjetivo e continuamente tirado de seu contexto para insultar as pessoas que simplesmente nao tem uma posicao politica.

Eu nasci de pais Franceses, porem nasci no Brasi, e vivo ha 23 anos nos EUA. Isto significa que nunca votei, porque nao sou obrigda a votar e em consequencia sou 'apolitica'.
Por que no Brasil essa palavra e considerada um insulto? Um cidadao no Facebook me escrevou uma grosseria imensa a respeito disto.

Agradeco o seu tempo e atencao e gostaria de um esclarecimento a respeito.

Atenciosamente
Reine des Forest

Dílson Catarino disse...

Quem usa essa palavra como insulto, não sabe o significado dela. "Apolítico" é o que não se interessa por política ou por ela tem aversão.