terça-feira, 18 de março de 2008

Mariscal - SC


Nascer do sol na praia do Mariscal, SC.

7 comentários:

.rene' disse...

Olá professor!
Estou lendo o livro "O Ateneu", de Raul Pompéia. O livro foi escrito no século XIX. É um livro com muitas palavras cultas, que não usamos em nosso dia-a-dia. Sorte minha ter um "Moderno Dicionário Enciclopédico Brasileiro" aqui em casa.
Mas há uma palavra que não encontrei o significado em nenhum dicionário. Já pesquisei na internet também, mas não obtive êxito. A palavra é a seguinte: didascalolatria. Ela se encontra neste trecho do livro: "Entre os quadros, muitos relativos ao Mestre - os mais numerosos; e se esforçavam todos por arvorar o mestre em entidade incorpórea, argamassada de pura essência de amor e suspiros cortantes de sacrifício, ensinando-me a didascalolatria que eu, de mim para mim, devotamente, jurava desempenhar à risca."
Espero que possa me ajudar professor, pois em lugar algum encontrei o significado desta palavra.
Agradeço desde já,
Rene.

Consultor Previdenciário disse...

Dilson
Pergunto se você tem interesse de fazer uma parceria para troca de link para fins de divulgação.
Caso aceite visite meu blog e deixe sua mensagem.
www.blogdocatarino.blogspot.com

Dílson Catarino disse...

Didascalolatria é a junção dos seguintes elementos: "didasc-", antepositivo grego que significa "ensinar, instruir". A partir desse elemento se forma "didaskalos", grego também, que significa "o que ensina, professor".
"-latria", outro elemento grego, significa "adoração".

"Didaskalos" + "latria" = Adoração ao professor, ao que ensina.

.rene' disse...

Beleza!
Muito obrigado professor!

Dílson Catarino disse...

Só mais um comentário: "didaskalos", com "k", é um elemento grego não existente na nossa língua. Mesmo o elemento de composição "didasc" é usado apenas em cultismos. Desse elemento, surgiu o substantivo "didática" e todos os derivados dele. Esse, sim, bastante usado.

Anônimo disse...

Olá, professor Dílson,
Antes de mais nada, parabéns pelo seu trabalho! Tenho uma pergunta: Como coloco vírgula em frases que contém gerúndio? Grato.

Lord Leonardo Siegfried Cezìno de York Sax Coburg e Goth disse...

Professor também estou lendo o livro O Ateneu. Me deparei com a expressão: "(...) era suscetível o açafrão da cara (...)" O que isso significa? Pois até onde sei açafrão é uma especiaria. Agradeço imensamente.