quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Ela anda meia nervosa.

Não! Ela anda meio nervosa, pois a palavra meio, quando intensificar adjetivo, será advérbio, conseqüentemente será invariável.

A maneira mais fácil de se observar se meio é advérbio é substituí-lo por outro advérbio de intensidade qualquer. Por exemplo, coloque a palavra bem no lugar de meio. Se a frase continuar coerente, meio será advérbio, por isso, invariável. Como no nosso exemplo inicial: É possível substituir meio por bem, por isso meio é advérbio; é invariável, portanto:

Ela anda bem nervosa; então Ela anda meio nervosa. Veja outro exemplo:

As hortaliças estão meio amareladas, mas temos de consumi-las = As hortaliças estão bem amareladas...

Caso contrário, ou seja, se não houver a possibilidade de substituir meio por bem, meio pertencerá a outra classe gramatical, que veremos agora:

Quando meio modificar substantivo, será adjetivo (com o significado de metade de um todo; médio, intermediário), por isso concordará com o substantivo. Por exemplo:

Ele bebeu meia garrafa de café. = Ele bebeu metade da garrafa.

Já é meio-dia e meia. = Meio-dia por se tratar da metade do dia; meia por ser metade da hora.

Meio ainda pode ser substantivo, significando ponto médio; centro; o que dá passagem ou serventia; condição, circunstância; via por onde se chega a um fim, bens de fortuna (no plural)...

Outros exemplos:

A situação está meio complicada. = A situação está bem complicada.

Basta-me meia xícara. = Basta-me metade da xícara.

Esse é meu meio de vida. = condição.

Foi passada uma série de informações meio infundadas: a maioria dos alunos lê literatura brasileira. Qual das pesquisas já enfatizou isso? = Foi passada uma série de informações bem infundadas...

Dúvidas? Mande-me um e-mail.

Nenhum comentário: