terça-feira, 4 de setembro de 2007

Pandemia, epidemia e endemia. Qual a diferença?


Endemia é, segundo o dicionário Houaiss, "forma de manifestação de  doença infectocontagiosa que ocorre continuamente e com incidência significativa em dada população ou região. Na Amazônia e em certas regiões da África, a malária é uma endemia".

Epidemia é, segundo o dicionário Houaiss, "forma de manifestação de doença infectocontagiosa que ocorre dentro de um período e em determinada região ou país, em consequência de mutações, com aumento de virulência do agente biológico, aliadas a más condições de higiene e caracterizada por altas morbidade e mortalidade, e similitude de sintomas".

Pandemia é forma de manifestação de doença infectocontagiosa de grande disseminação, em curto espaço de tempo, por várias regiões do planeta.

Se uma doença ocorre com freqüência em determinada região sempre acometendo grande número de habitantes, chamamo-la de endemia ou de epidemia. Há, por exemplo, endemia (ou epidemia) de dengue nas grandes cidades brasileiras. Todo ano, na temporada de chuvas, muitas pessoas são acometidas pela dengue.

Se uma doença ocorre em determinada época (mas não com freqüência, ou seja, não todo ano) acometendo grande número de habitantes, chamamo-la apenas de epidemia. Por exemplo: Em um ano, várias pessoas foram acometidas pelo sarampo. Nos anos passados isso não havia ocorrido: epidemia de sarampo.

Quando uma endemia ou uma epidemia atinge proporções mundiais, chamamo-la de pandemia. Por exemplo, uma doença infectocontagiosa em consequência de mutações, com aumento de virulência do agente biológico, caracterizada por alta morbidade e mortalidade, com grande disseminação, em curto espaço de tempo, por várias regiões do planeta.

7 comentários:

Anônimo disse...

olá, professor. sou jornalista e apareceu uma dúvida em nossa redação: escrever "lá vem eles" está correto? ou seria "lá vêm eles"? ou as duas formas estão corretas e só depende de uma interpretação?

agradeço desde já a ajuda.
fábio de amorim
editor do sportscenter

Anônimo disse...

Bom dia Professor, tenho uma dúvida em relação aos verbos ter e hever quanto antecedem outros verbo. Eles ficam no gerúndio ou particípio?
"Eu ter chegado ou chego."
"Ela já tinha descoberto ou descobrido a doença."
"Ela já havia descoberto ou decobrido."
Gostaria de tirar essa dúvida.

Grata,

Vanessa S. Rocha
vanessasilvarocha@yahoo.com.br

Tetê Oliveira disse...

Olá Professor Dilson,
se possível, gostaria de saber qual é a forma correta:
"Dar um chega-prá-lá", "dar um chega-pra-lá" ou "dar um chega pra lá".
Muito obrigada.

Dílson Catarino disse...

Responderei às três perguntas aqui:

1) "Lá vêm eles" é o adequado, pois o sujeito do verbo "vir" é o pronome "eles", terceira pessoa do plural. Sempre que o sujeito estiver na terceira pessoa do plural, "ter" e "vir" escrevem-se "têm" e "vêm".

2) Os verbos "ter" e "haver" formam os chamados tempos verbais compostos, sendo auxiliares de outros verbos no particípio. O particípio dos verbos apresentados são os seguintes: "chegado" e "descoberto"; o gerúndio, "chegando" e "descobrindo"; "chego" e "descobrido" inexistem, a não ser "chegar" no presente do indicativo: "Eu chego cedo todos os dias". As frase, então, ficam assim: "O avião não tinha chegado ainda"; "O Presidente nada havia descoberto até então".

3) A locução cujo significado é "encontrão, empurrão" é "chega-pra-lá".

Tetê Oliveira disse...

Muito obrigada, professor. Abraço.

Service disse...

Uma epidemia causou a morte de muitos animais da fazenda.

Essa frase está inadequada, pois um médico veterinário não deve confundir epidemia com epizootia. O radical demo vem do grego e significa povo: democracia (=governo do povo), demagogia (=levar, conduzir o povo), demografia (=descrição do povo) etc. Portanto, epidemia, endemia e pandemia só se aplicam a seres humanos, a pessoas. Em caso de doença que atinja grande quantidade de animais, o certo é epizootia. O radical grego para animais é zoo, daí a zoologia, o zoológico, o protozoário, a zootecnia, a zoonose. Vamos ao exemplo anterior, reformulando-o:

Uma epizootia causou a morte de muitos animais da fazenda.

Dílson Catarino disse...

Nada sobre animais foi registrado na explicação da postagem.
Agradeço-lhe, porém, a informação.